TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As atividades geológicas dos agentes exógenos vento, gelo, mar e organismos.

Por:   •  4/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades 10a. Semana

O conteúdo desta última semana do PLE contempla as atividades geológicas dos agentes exógenos vento,  gelo, mar e organismos.

 a) Explique o processo de deflação e indique qual o agente responsável pelo processo (5 pontos)

R- O processo de deflação eólica tem o vento como agente responsável. De uma maneira simples, podemos dizer que esse processo ocorre a partir do transporte de particulas do solo (particulas de argila, silte e areia por exemplo), errodindo aos poucos a superficie. Alguns fatores podem contribuir com esse processo, como os solos desprovidos de vegetação que acabam ficando desprotegidos, ao receberem o impacto da chuva diretamente essas particulas acabam ficando soltas e posteriormente carregadas pelo vento. Já nas areas com vegetação esse processo ocorre bem lentamente, pois além de proteger o solo (dos ventos na supercifie, por exemplo), as raizes das plantas ajudam a fixa esse solo. Como resultado desse processo podemos ter depressões rasas ou cavidades.

b) Compare os processos de abrasão eólica e glacial   (5 pontos)

R-  Podemos dizer que a abrasão se da através do desgaste mecânico das rochas. No caso da abrasão glacial, as geleiras no seu processo natural através do derretimento e congelamento da agua pode causar um intemperismo na rocha que está sob ela, acumulando varias rochas soltas na superficie dessa rocha (esse processo pode ser chamado de crioclastia). Se essa geleira estiver em um declive, ao inicio do seu degelo ela irá se deslocar por conta da força gravitacional, e consequentemente os sedimentos e rochas soltas abaixo da geleira irão ser transportados e entrar em atrito com a superficie da rocha, esse atrito é o responsavél pela abrasão glacial. Como resultado desse processo temos a formação de estrias ou fiordes (quando preenchidos por água ou  vales glaciais se estiverem secos). Enquanto a abrasão eólica ocorre através do transporte de particulas pelo vento que ao se colidirem com uma superficie vai causar um atrito resultando na abrasão. Esse processo é um dos responsavel por moldar estruturas como os inselbergues (grandes rochas encontradas em superficie plana e ambiente seco). É necessario um ambiente seco para que ocorra esse processo, pois se houver uma grande presença da água, essas particulas ficarão mais pesadas e consequentemente não serão trasportadas pelo vento na mesma intensidade. Comparando os processos vemos que ambos modificam o relevo através do atrito, mas um ocorre em lugares frios, com a presença de geleiras, enquanto o outro precisa de um clima quente e seco para ocorrer.  

c)Explique como ocorre o processo de erosão marinha (5 pontos)

R-  Nos oceanos é onde encontramos a maior parte da água no planeta, e essa água que formam as nossas praias são responsáveis por modificar as formas do relevo no litoral, atuando no intemperismo das rochas, convertendo-as lentamente em areia e outros sedimentos, além de contribuir na criação de novas paisagens, como as falésias e as restingas.Essa ação erosiva é resultado de sucessivos impactos do cascalho e areias transportados pela água, mais a pressão da água e vibração nesses impactos, junto com a sucção no recuo das ondas. Todo esse processo resulta em linhas de costa irregulares. Também pode dar origem a estruturas como grutas ou lapas, arcos naturais e outros. Também podemos observar que as praias são depósitos de material inconsolidado, como areia e cascalhos sendo transportados e extraídos pela água, um exemplo claro desse processo são praias com relevos e formações diferentes que apresentam uma areia diferente em sua orla. Outro ponto é a formação de Tsunamis após o choque entre placas tectonicas, esse evento pode devastar até uma ilha, sendo de grande importancia por causa do seu poder destrutivo sobre civilizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com