TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência E Humanização Dos Cuidados De Enfermagem.

Pesquisas Acadêmicas: Assistência E Humanização Dos Cuidados De Enfermagem.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  4.059 Palavras (17 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 17

Assistência e Humanização dos Cuidados de Enfermagem.

"SOMOS AQUILO QUE QUEREMOS SER E NÃO O QUE DEVEMOS, POR MAIS QUE A RAZÃO NOS CONVENÇA DO CONTRARIO."

INTRODUÇÃO

A enfermagem sempre focalizou o cuidar do ser humano, mais não e apenas o corpo que merece atenção no cuidado do enfermeiro, mas a pessoa que adoece, o que acarreta uma situação, não apenas assistencial, mais também educativa e humanizada. Na prática o comportamento do enfermeiro e como ele lida com a tensão que o exercício da profissão lhe impõe.

O enfermeiro tem uma tarefa importante e também muito exigente: dentre os profissionais da equipe multidisciplinar , e aquele que tem, por mais tempo e de forma contínua, contato com o paciente e seus familiares. Dessa forma, e clara a necessidade desse profissional em estabelecer uma relação de confiança com o paciente e, a partir desse momento, atuar tanto como na assistência física como na emocional, além assistência mais específica de outro profissional de saúde. O foco de sua atuação esta principalmente em detectar dificuldades emocionais do paciente e de seus familiares perante a doença e o tratamento, proporcionando apoio e orientação.

No decorrer do ciclo profissional, o enfermeiro enfrenta diversas oportunidades para seu desenvolvimento emocional relacionado ao paciente. Para isso é preciso estar atento a todas as possibilidades de desenvolver atitudes como fornecer calor humano, ter interesse e respeito pelo paciente. E respeitar e também ouvir silenciosamente a manifestação de insatisfação do paciente e/ou de seu familiar acerca de uma expectativa não correspondida. O melhor mecanismo de identificação, que é usada na sua forma simples, quando nos colocamos no lugar da outra pessoa, aguçando a sensibilidade e ás suas necessidades.

O ser humano tem constantemente uma busca contínua para tentar responder ás grandes questões humanas, tais como: Quem sou? Para onde vou? De onde vim? Não há como cuidar de outro ser humano se a do próprio profissional não estiver sob cuidados. Por exemplo: a questão morte e do morrer. Como é que se pode ajudar uma pessoa que esta vivenciando o processo da terminalidade se o profissional não aceita a morte parte do ciclo da vida, como um processo natural do ciclo biológico humano? A morte faz parte da vida assim como o batismo, a circuncisão, o casamento e outros eventos da trajetória de vida do ser humano.

Para cuidar de quem cuida, faz-se necessário refletir sobre o aspecto das relações humanas: a relação e prazerosa quando há troca e não quando somente um sai “ganhando”. Auto cuidar-se começa por aí: perceber que você é um ser humano com sentimentos, capaz de enxergar o mundo á sua volta e percebê-lo como um todo e não como algo fragmentado ou voltado para um único foco. Essa é uma visão limitada e deve ser evetida ou poderá incorrer na mesmice e numa vida sem cor, igual, sem emoções, vazia.

Assim o presente projeto busca analisar o trabalho do enfermeiro na assistência e humanização dos cuidados de enfermagem, a formação de profissionais na compreensão dos aspectos psicológicos do cuidado, qualidade de vida do paciente doente, equipe multidisciplinar, paciente-sujeito, familiares.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar o trabalho do profissional de enfermagem para com o cuidado ao paciente e os seus, visando minimizar a doença (estar doente definir melhor) para que ele se sinta confortável, seguro, realmente cuidado, importante dentro da instituição, assim como para seus familiares.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS

A)Analisar os pontos críticos que envolvem o paciente e o profissional de enfermagem.

B) Identificar a relação do paciente junto a instituição que se encontra.

C) De que forma que o enfermeiro foi indispensável para a total recuperação do paciente.

D)Se a forma que foi atendido pelo profissional contribui para a sua estada na instituição.

2.3 PERGUNTA DE PESQUISA

Como é cuidado o paciente e seus familiares desde a sua chegada (internamento), no respectivo leito (posto de enfermagem da ala), atendimento junto ao médico, a enfermagem, (medicamentos, higiene, cuidado somente ao paciente, aqui complementar ), aos colaboradores de apoio, ate a sua total reabilitação(alta).

2.4 JUSTIFICATIVA

O particular interesse em analisar o atendimento que esta sendo prestados pelos profissionais de enfermagem junto as instituições hospitalares ao atender pacientes/clientes como um todo.

2.5 CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA

Proposição de estudos relacionados a analise do profissional de enfermagem no cuidado para com o paciente/cliente, voltado para o seu bem estar enquanto enfermo.

2.6 RESULTADOS ESPERADOS

a) Melhoras consideráveis no processo de atendimento cuidar/assistir o paciente/cliente.

b) Identificar uma forma que possa amenizar sua estada hospitalar,( o mais tranquilo possível que seja e agradável a sua estada na instituição hospitalar) .

c) Contribuir para que o profissional seja cada vez mais atencioso em cuidar do paciente/ cliente.

d) Contribuiçao para o ensino na formação de colaboradores da área de saúde.

3. FUNDAMENTAÇAO TEORICA

O presente trabalho terá como objetivo de estudo o desenvolvimento do cuidado do profissional de enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com