TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O DECLÍNIO DO AQUECIMENTO GLOBAL.

Exames: A INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O DECLÍNIO DO AQUECIMENTO GLOBAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 8

A INFLUÊNCIA DA ENFERMAGEM NO CUIDADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O DECLÍNIO DO AQUECIMENTO GLOBAL.

THE INFLUENCE OF THE NURSING CARE OF SOLID WASTE FOR THE DECLINE OF GLOBAL WARMING.

Joliane Cardoso Queiroz¹

Lainara Caiena Bonfim Araújo Ribeiro²

José de Souza Abreu Júnior³

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo analisar a situação dos Resíduos sólidos da área de saúde, que são expostos de forma irregular no meio ambiente, trazendo grandes mudanças climáticas e tendo como a principal consequência o aquecimento global. Trata-se de uma situação anormal, devido a grande quantidade em exposição ao solo. A pesquisa lança uma discussão a respeito dos resíduos, sobre a ótica da educação ambiental, pretendendo através de abordagens, despertar a conscientização e a total responsabilidade pela poluição do meio ambiente. A mudança de atitudes resultará na diminuição dos diferentes tipos de resíduos com destino ao aterro sanitário.

Palavras-chaves: Resíduos sólidos; Aquecimento global; Educação ambiental.

ABSTRACT

This study have got object to analyze the solid waste situation in the health area, that are exposed irregular form on the middle environment, bringing big changes climatic and having got as main consequence . The effect global warming, it’s like an irregular situation, due to large quantity of the exposition soil. The analysis release an argument about the waste and perspective environmental education, intending through of approaches aware and total responsibility for pollution environment . The change one´s decision that will result agrowing less of different kind waste with a destination refuse sanitary.

Keywords: Solid waste, space heating, environmental education.

_________________________

¹ Graduando no 4º semestre do curso Enfermagem da Faculdade de Guanambi. Endereço: Rua Gustavo Bezerra, 137. Apt. 201. Bairro: Centro. Guanambi-BA.

² Graduando no 4º semestre do curso Enfermagem da Faculdade de Guanambi. Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 308. Apt. 101. Bairro: Centro. Guanambi-BA.

³ Professor mestre de Gestão Ambiental e Estatística e professor de biossegurança, resíduos e estatística da pós-graduação da Faculdade de Guanambi Professor Orientador.

INTRODUÇÃO

As atividades humanas geram resíduos poluentes causando um grande impacto ambiental, sendo assim uma alteração indesejada.

A população desde a sua origem, produz lixo no planeta. Desde então esse não é o principal problema atual, o maior seria a tomada de consciência, a respeito dessas consequências.

As poluições causam efeitos de vários caráteres, os mais conhecidos e perceptíveis, são os locais ou regionais, ocorrendo em grandes aglomerações de pessoas, gerando nessas áreas problemas de poluição do ar e solo. Esses efeitos podem ser citados como um dos maiores causadores da redução da camada de ozônio, porém que ainda não são bem conhecidos, trazendo grandes consequências que afetam o clima e o equilíbrio global. Perante o aumento da população, a cada ano, ocorre um grande consumo e consequentemente um número elevado de resíduos. Com essa alteração em algumas cidades brasileiras, o volume de lixo acaba sendo até maior que o número de população, devido ao consumo excessivo.

Um dos tipos mais preocupantes são os resíduos hospitalares, apesar de apresentar uma pequena porcentagem, tem sido um assunto destacado na sociedade, devido as suas dimensões de periculosidade e das diferentes formas de tratamento aplicadas ao solo, pois dessa totalização apenas 10% é infectante e o restante é considerado lixo comum, que poderia ser reciclado, sendo assim diminuindo a quantidade enviada ao aterro, que gera fatores incidentes da redução da camada de ozônio, aumentando a temperatura da terra, produzindo o aquecimento global.

Os profissionais de saúde não podem apenas pensar nas possibilidades desses lixos hospitalares causarem infecções, pois devem também levar em conta os fatores ambientais e precisam ter planos de gerenciamento desses resíduos, nos quais tem significado importante como a reciclagem e os fatores negativos que a dificultam, está sendo o grande preconceito ao lixo hospitalar, por associarem a doenças, morte e medo.

METODOLOGIA

Neste estudo realizamos uma pesquisa qualitativa. Foi utilizada como instrumento de pesquisa, livros bastante informativos e revistas eletrônicas as quais proporcionaram conhecimentos específicos sobre a importância do correto destino dos RSS (Resíduos Sólidos de Saúde). Mostrando o que deve ser feito em relação a conscientização dos profissionais de saúde em controlar os gastos desnecessários de materiais hospitalares.

CONCEITO DE LIXO E DIFERENTES TIPOS DE RESÍDUOS

Na literatura, encontra-se definição de lixo: “tudo o que não presta e se joga fora. Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor”. O resíduo é definido: “aquilo que resta de qualquer substância, resto. (FERREIRA et al. 1995: BRASIL 2006)”. O resíduo de Serviço de Saúde (RSS) é aquele resultante de atividades exercidas nos serviços definidos no artigo 1º da RDC ANVISA Nº. 306/04, que, por suas características, necessitam de processos diferenciados em seu manejo, exigindo ou não tratamento prévio à sua disposição final (BRASIL 2004). Essas definições mostram a relatividade da característica inservível do lixo, pois para quem o descarta, pode não ter mais serventia, mas para outros, pode ser a matéria-prima de um novo produto ou processo. Por isso, há necessidade de se refletir o conceito clássico e desatualizado de lixo.

A poluição está ligada á concentração, ou quantidade, de resíduos presentes no ar, na água ou no solo. Para que se possa exercer o controle da poluição de acordo com legislação ambiental, definem-se padrões e indicadores de qualidade do ar (concentrações de CO, NOₓ, SOₓ, Pb etc ), da água (concentração de O2, fenóis e Hg, temperatura etc) e do solo ( taxa de erosão etc) que se deseja respeitar em um determinado ambiente. (BRAGA, et al, 2006, p.06).

Os resíduos gerados pela atividade humana são, via de regra, dispostos diretamente sobre o solo, seja na forma de aterros, seja por infiltração, seja pela simples acumulação sobre o solo. Os residuos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com