TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Biologia Molecular

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

Biotecnologia e os campos de abrangência, produção, controle e analise de bioderivados.

Ao conjunto de técnicas cuja função é possibilitar ao ser humano a utilização de organismos para a obtenção de produtos de interesse denominamos biotecnologia. Considerando que há milênios o homem seleciona variedades de plantas e animais em função do seu interesse, a biotecnologia é muito antiga. Com o desenvolvimento tecnológico, o avanço do conhecimento científico, com destaque para a genética, e o surgimento de novas ferramentas de análise e de trabalho, a biotecnologia na atualidade ganha novos contornos.

Utilizando-se dos seres vivos, um grande desafio da biotecnologia é a produção de substancias de interesse, muitas delas proteínas. A produção especifica de proteínas exige um conheci- mento amplo da genética, envolvendo o entendimento e o isolamento de genes. Cada gene identificado deve ser isolado, cortado e inserido em organismos que possam produzir a substância em grande quantidade. Esse tipo de atividade exige das empresas de biotecnologia o domínio da replicação, transcrição e tradução. O segmento de DNA isolado deve ser cortado em fragmentos, e cada fragmento deve ser colado em um outro DNA. Uma vez que o DNA de qualquer indivíduo tenha recebido novos genes, temos um DNA recombinante. O próximo desafio é aumentar a sua quantidade, processo de clonagem. O DNA deve ser inserido em organismos que possam produzir grandes quantidades da substância de interesse, como, por exemplo, em procariontes e eucariontes mais simples, bactérias e fungos. Uma região promotora ativada também deve ser inserida para que o gene possa se expressar.

Entretanto, muitas dúvidas surgiram sobre os limites que essa nova área científica deve ter. Estamos na prática brincando de recriar a vida, fato que tem deixado muitos pesquisadores, filósofos e sociólogos, por exemplo, preocupados. Em nome de quê e até onde poderemos ir usando da biotecnologia para satisfazer os interesses e os desejos humanos? Paralelamente ao desenvolvi- mento da biotecnologia há uma crescente discussão da bioética. Surge, portanto, uma preocupação que nenhum de nós deve negligenciar ao custo do comprometimento da vida e da sobrevivência da própria espécie humana na Terra.

Alimentos Geneticamente Modificados

De maneira histórica, um alimento preparado e utilizado de maneira tradicional é considerado seguro com base na experiência adquirida ao longo do tempo. Muitos alimentos tradicionais são considerados seguros, embora esses mesmos alimentos possam não ser seguros sob determinadas circunstâncias. Entretanto, no que se refere à tecnologia de alimentos, a introdução de novas tecnologias sempre foi acompanhada de controvérsia.

A atual discussão sobre o uso de organismos geneticamente modificados está concentrada em alguns produtos agrícolas, que chegaram ao mercado nos últimos cinco anos, como resultado da “primeira onda” da engenharia genética. Esses produtos, que apresentam características como tolerância a herbicidas e resistência a insetos, trouxeram pequenos benefícios aos consumidores. Atualmente a uma quantidade considerável de alimentos geneticamente modificados de origem vegetal, envolvendo canola, morango, mamão, manga, pimentão, algodão, batata, abóbora, arroz, trigo, dentre outros. O arroz é um ingrediente comum na mesa de diversos povos, entretanto, o mesmo apresenta deficiência de vitamina A,o que pode levar a problemas de cegueira. Assim, o arroz foi geneticamente modificado para conter quantidade suficiente de betacaroteno (precursor da vitamina A), passando então a ser um suplemento de vitamina A. Milho: - modificação no perfil lipídico, para a obtenção de óleo mais nutritivo; - modificação no perfil de aminoácidos, com aumento dos teores de triptofano e lisina, implicando proteína de maior valor biológico; -aumento do teor de carotenóides, para o aumento de vitamina A; -alteração no metabolismo dos carboidratos; -redução do nível de fitatos, otimizando o produto para ração animal. Soja: modificação no perfil lipídico, para a obtenção de óleo mais nutritivo; modificação no perfil de aminoácido, com aumento do teor de metionina. Batata: -aumento do teor de amido e sólidos, para a redução da absorção de gordura na fritura. Mandioca: modificação no perfil de aminoácidos, para a obtenção de proteína de maior valor biológico. Arroz: -modificação dos teores de amido e outros carboidratos; produção de novas proteínas para fins farmacêuticos. Café: redução do teor de cafeína. Canola: -modificação no perfil lipídico, para a obtenção de óleo mais nutritivo. Trigo: modificação no perfil de aminoácidos, para a melhoria da qualidade nutricional; melhoria da digestibilidade; produção de novas proteínas para fins farmacêuticos. Girassol: melhoria na qualidade nutricional para ração animal. Alfafa: redução do teor de lignina, para a otimização do uso em alimentação animal. Uva: aumento do teor de açúcares, para a melhoria da qualidade do fruto. Maçã: alteração do teor de açúcares, para a melhoria da qualidade do fruto Melão: aumento do teor de açúcares, para a melhoria da qualidade do fruto. Tomate: aumento no teor de sólidos e açúcares para a melhoria na qualidade do fruto.

 A biotecnologia oferece ainda outras alternativas aos ingredientes tradicionalmente utilizados na alimentação. Logo com maior resistência a insetos e a doenças, sem a necessidade da utilização de volumes elevados de inseticidas e herbicidas, com a consequente diminuição de custos e do impacto ambiental, além de apresentarem menores riscos de perdas e maior qualidade dos produtos.

Melhoramentos vegetal e animal.

O domínio de alguns termos básicos é fundamental para que se possa programar e entender os experimentos laboratoriais. A oportunidade de verificação tanto da fisiologia quanto da anatomia é uma oportunidade única para o entendimento da realidade e para a troca de informações sobre os seres vivos e seus fenômenos vitais. O melhoramento de plantas adquire papel preponderante, não só nos dias atuais, mas de há muito tempo, onde vem realizando pesquisas e desenvolvendo mais produtivo, aumentando a oferta de alimentos e colaborando para a preservação de ecossistemas e ambientes naturais.

O efeito ambiental justifica-se quando da recomendação de cultivares, sendo que as mais adaptadas a certa região serão recomendadas. 

Entende-se por experimentação animal todo e qualquer procedimento realizado em animais para os mais diferentes fins e interesses humanos. Praticamente todas as áreas do conhecimento humano têm sido beneficiadas a partir do uso de animais em experimentos, desde a produção de novos medicamentos, os limites do suporte animal para a sobrevivência no espaço, extração de produtos, conhecimento do próprio animal visando o seu bem-estar, pesquisas militares e o desenvolvimento da cosmetologia, tanto quanto a produção de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com