TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada Era Arqueozoica

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS 6° Semestre

Atividade Pratica Supervisionada Era Arqueozoica

David Victor de Paula Cordeiro Carvalho: T1506D-2 Jacqueline dos Santos Migotto: T2888G-3 Thiago Jose Bellini de Oliveira: C471GF-9

Assis - SP 2017


               CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS 6° Semestre

David Victor de Paula Cordeiro Carvalho: T1506D-2 Jacqueline dos santos Migotto: T2888G-3 Thiago Jose Bellini de Oliveira: C471GF-9

Atividade Pratica Supervisionada Era Arqueozoica

Assis - SP 2017


Sumário

Introdução………………………………………………01

Desenvolvimento.        02

Conclusão.        03

Referências.        04


INTRODUÇÃO

Através de pesquisas feitas em rochas e em fósseis, cientistas estimam que a Terra tenha aproximadamente 4 bilhões de anos. Durante todo esse período a terra passou por diversas e grandes transformações, estes processos classificados deram origem aos processos das eras geológicas. As diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos. A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo portanto, apresentada pelos cientistas em cinco eras geológicas distintas.

A era que iremos ver é a era arqueozoica que aconteceu por volta 4 bilhões de anos, e que deu início a tudo que temos hoje.

Vamos falar sobre o surgimento da vida, a formação da crosta terrestre, como a terra era, e como ela se desenvolveu por si só durante esta era, além do aparecimento do supervontinentes pangeia.


Desenvolvimento

Era Arqueozoica a origem da Terra

A Era Arqueozoica teve sua origem há cerca de 4.6 bilhões de anos, esta é a fase que deu origem a formação física do planeta terra, destacando-se: a solidificação do magma, que deu origem às rochas ígneas ou magmáticas, como o basalto e o granito; também de origem ao embasamento cristalino dos continentes, ou seja, a sua base sofreu com varias ampliações devido aos movimentos tectônicos que viam da crosta terrestre ocorridos por diversos bolsões.

Assim esse que estes bolsões começaram a formar os cinco continentes primitivos, ouve também o surgimento das primeiras cadeias de montanhas, que foram ocorridas por ação de dobramentos, em função da menor espessura da crosta. A atividade vulcânica era muito intensa devido a milhares de vulcões que existiam na época, com grandes derrames que auxiliaram na ampliação das áreas continentais, onde ocorreu a erosão das primeiras montanhas formadas, dando assim um meio de transporte e um meio de depósito dos sedimentos nas partes mais baixas destas montanhas. Foi nesta era que começou a formação da atmosfera terrestre primitiva, que se originou-se dos gases que saíram do interior da Terra. Sua constituição era muito diferente da atual, pois não havia oxigênio, os seus principais gases eram provavelmente o metano, o amoníaco e o dióxido de carbono. Esta atmosfera teria um aspecto externo semelhante ao de Júpiter. Os oceanos formaram-se a partir de vapor d'água originário do interior da crosta e que, resfriando-se, acabou se depositando nas depressões entre as massas continentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (381.8 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com