TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o Cérebro

Por:   •  3/6/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade sobre o Cérebro (0,5)

Disciplina: Bases Biológicas dos Processos Psicológicos

Professora: Liane Cristina Ferez Garcia         

Nome: Evaldo de Souza Fernandes  RGM: 17471397

  1. Escrever um resumo do vídeo, abordando as áreas cerebrais mencionadas e suas funções. 

  1. Colocar uma imagem do cérebro mostrando as estruturas mencionadas, com as devidas legendas. A imagem pode ser retirada da internet, desde que se mencione a fonte.

RESUMO DESCRITIVO DO VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=7s9WLg3XhUE

O cérebro é o órgão que controla todos os aspectos da vida dos seres humanos. O cérebro pesa menos de um quilo e meio e consome vinte por cento da energia produzida pelo corpo. De acordo com a teoria da evolução o cérebro foi evoluindo por camadas, análogas a uma casa antiga que vai acrescentando cômodos.

A parte mais antiga do cérebro é o tronco encefálico, responsável pelas funções vitais, depois veio o sistema límbico onde se encontra a amídalas que transmiti as emoções para o cérebro, principalmente a do medo.

Organização do vídeo:

1ª Parte – o vídeo exemplifica o funcionamento das amídalas e como podemos  controlar o medo. Utilizando-se do treinamento dos marines USA para mostrar como a neurociência estuda como as amídalas  diante do medo aciona o botão do pânico no preparo do corpo para fugir ou lutar. No vídeo é apresentado como os marines americanos com treinamentos controla o cérebro diante de situações de medo extremos.

2ª Parte – Apresenta o cérebro nas funções sexuais, função essa responsável pela preservação da espécie. O vídeo apresenta um experimento feito na Holanda com casais, mapeando o funcionamento do cérebro durante o orgasmo.Os estudo constatou que o cérebro libera dopamina, cortisol e adrenalina, porém inibe as amídalas de acionar o medo. também notou se uma sensível e importante diferença nos cérebros masculinos e femininos no momento do orgasmo.

3ª Parte – com os estudos dos cérebros em situação de risco notou-se que também, assim como nos orgasmo, que o cérebro em situação de risco libera dopamina, cortisol e adrenalina, porém diferentemente do orgasmo no risco as amídalas são ativadas e há uma batalha entre o lobo frontal responsável pelo pensamento chegando no estriado, porém ao decidir saltar estas sensações de medo e excitação é muito viciante. O estudo afirma que a exposição ao risco é um dos fatores responsáveis pela evolução dos seres humanos.

4ª Parte – O vídeo apresenta qual diferença acontece nos cérebros das pessoas normais das psicopatas.  Nos normais o cérebro aciona o sentimento (emoções) de empatia, já nos psicopatas essas emoções não acontecem, por isso os psicopatas não se importam com o sofrimento dos outros. Os cérebros dos normais reagiram aos erros já os dos psicopatas não apresentaram nenhuma  reação.

5ª Parte – Apresenta a função cerebral da memória, e para isso foi pesquisado duas pessoas em condições de memória extrema, porém em situações opostas. De um lado um indivíduo com uma habilidade de memorização excepcional com capacidade de olhar um panorama repleto de muitos detalhes e depois só a partir da memória reproduzir os detalhes da imagem em um quadro, por outro lado apresenta o dilema de um maestro que sofreu uma encefalite que danificou parte do cérebro levando-o a uma condição de esquecimento extremo, não sendo capaz de registrar nenhum acontecimento novo. Com esse caso o vídeo explica o funcionamento do hipocampo que fica no sistema límbico que é responsável pelos dois tipos de memórias (curta e longa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (338.2 Kb)   docx (343.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com