TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Biossegurança

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Pesquise com um profissional de saúde de um hospital OU de uma Unidade Básica de Saúde de seu município:

  1. Quais os riscos existentes e acidentes ocupacionais mais comuns nestes serviços de saúde?

Materiais perfuro-cortantes, urina, fezes, secreção, sangue e riscos ergonômicos.

  1.  Quais as condutas adotadas em caso de acidente com materiais pérfuro-cortantes contaminado? Para onde o profissional acidentado é encaminhado? É feita a notificação do acidente?

As condutas adotadas são socorro imediato e orientação;

O profissional é direcionado para atendimento médico adequado.

Sim, a notificação é feita após o acidente.

  1.  Existe um Manual de Normas de limpeza e desinfecção neste serviço de Saúde? Quem é responsável pela sua elaboração e acompanhamento?

Sim, os responsáveis são o enfermeiro chefe da UBS, juntamente com a chefe do setor de vigilância sanitária.

  1. Agora observe atentamente (não há necessidade de pesquisar/perguntar) e conforme sua observação no local de pesquisa ou sua vivência no município, registre :

  1.  Os estabelecimentos seguem adequadamente as normas de limpeza e desinfecção? Indique algumas mudanças necessárias para atender estes requisitos – consulte para isso o Manual de Limpeza e desinfecção da Anvisa localizado na biblioteca virtual da página online da disciplina

No setor em que trabalhei não.  Percebia a falta de capacitação e orientação dos profissionais que trabalhavam nos serviços gerais (faxina). O mesmo pano que limpava os banheiros, limpava o salão da recepção, copa, consultório e cozinha.

Na minha opinião, seria necessário um treinamento para estes funcionários, separação do material de faxina por setores, como por exemplo, separar os panos de chão do banheiro, consultórios, cozinhas, bem como as vassouras, escovas, luvas e etc.

  1.  E os profissionais seguem corretamente os cuidados básicos de higiene no ambiente de trabalho e fora dele. Registre os problemas encontrados e aponte soluções (2 problemas e soluções para cada um)

Eles até tentam fazer tudo correto na medida do possível, mas como a demanda de atendimentos é grande, muitas vezes se dispersam, começam a faxina num lugar, pulam para outro, depois voltam lá na outra ponta, não adotam uma sequência lógica e que evite maiores contaminações. Usam adequadamente os equipamentos de proteção individual, mas não sei ao certo se cada funcionário possui o seu ou se é de uso coletivo. Nunca vi placa de sinalização de piso molhado por lá. No dia-a-dia, fora do ambiente de trabalho parecem ser pessoas higiênicas.

  1. Por que a Higienização das mãos é uma medida importante para o controle de infecções e para a higiene pessoal? Qual a importância de seguir corretamente as etapas de higienização das mãos? Caso necessário, assista ao vídeo que está na página virtual da disciplina para ajudar na sua resposta.

Utilizamos nossas mãos para realizar infinitas tarefas no dia-a-dia, como para alimentar, escovar os dentes, preparar nossa comida, para nossa higiene pessoal e outros, por isso é muito importante realizar corretamente a higienização das mesmas, pois nelas podem ficar acumuladas infinitas bactérias, germes e outros vetores que transmitem infecções de uma pessoal para outra ou de um local para o outro. Ao pegarmos um objeto de trabalho por exemplo, com as mãos contaminadas, estaremos contaminando tal objeto e a próxima pessoa que utilizar este objeto, também terá suas mãos colonizadas por novos germes. Então começa a se espalhar a contaminação. Por isso é muito importante ficarmos atentos para todas as etapas da correta higienização das mãos, por pular etapas ou trocar a ordem pode fazer com que bactérias e germes ainda permaneçam nas mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com