TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fisiologia

Trabalho Universitário: Atps De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 6

Potencial de Ação

O Potencial de ação é um fenômeno das células excitáveis, Como as nervosas e as musculares, é consiste numa rápida despolarização, seguinda por repolarização do potencial de membrana. Os potenciais de ação são os mecanismos básicos para a transmissão da informação no sistema nervoso e em todos os tipos de músculos.

Terminologia

A seguinte terminologia será utilizada para a abordagem do potencial de ação, dos períodos refratários e da propagação dos potenciais de ação.

• Despolarização é o processo que torna o potencial de membrana menos negativo. Como Observado, o potencial de repouso das células negativas. A despolarização torna o interior da célula negativo. Ou pode mesmo fazer com que o interior da célula torne positivo. Uma variação no potencial de membrana não deveria ser descrita como “aumentado” ou “diminuído”, pois esses termos são ambíguos.

• Hiperpolarização é o processo que torna o potencial de membrana mais negativo. De modo semelhante á despolarização, os termos “aumentado” ou “diminuído” não deveriam ser utilizados para descrever uma variação que torna o potencial de membrana mais negativo.

• Corrente de entrada é o fluxo de carga positiva para dentro da célula. Assim as correntes de entrada despolarizam o potencial de membrana um exemplo de corrente de entrada é o fluxo de Na+ para dentro da célula durante o curso ascendente do potencial da ação.

• Corrente de saída é o fluxo de carga positiva para fora da célula. Correntes de saída Hiperpolarizam o potencial de membrana. Um exemplo de corrente de saída é o fluxo de K+ para fora da célula durante a fase de repolarização do potencial de ação.

• Limiar é o processo de membrana no qual é inevitável ocorrência do potencial de ação. Devido ao limiar ser menos negativo do que o potencial de repouso é necessário uma corrente de entrada para despolarizar a membrana em direção a ele. Se a corrente de entrada é insuficiente para despolarizar a membrana até ao limiar, então não ocorrerá potencial de ação. Se a corrente de entrada é suficiente para despolarizar a membrana até o limiar, então ocorrerá um potencial de ação.

• Excedente é a porção de potencial de ação onde o potencial de membrana é positivo.

• Pós-potencial hiperpolaridade é a porção de potencial de ação que se segue á repolarização, onde o potencial de membrana é efetivamente mais negativo do que em repouso.

• Período Refratário é um período durante o qual nenhum outro potencial de ação normal pode ser gerado em uma célula excitável. Os períodos refratários podem ser absoluto ou relativo.

• Período refratário absoluto

O período refratário absoluto tem quase a duração inteira do potencial de ação. Durante esse período, mesmo aumentando muito o estimulo outro potencial de ação não poderá ser gerado. A base para esse período e o fechamento dos portões de inativação está na posição fechada ate que a célula seja repolarizada de volta ao potencial de repouso.

• Período Refratário Relativo

O período refratário relativo começa ao fim do período refratarioabsolito e coincide, principalmente, com o período de pós- potencial hiperpolarizante. Durante esse período pode ser gerado um potencial de ação, mas somente se for aplicada uma grande corrente de despolarização maior condutância ao k+ que está presente no repouso. Como o potencial de membrana está mais próximo do potencial de equilíbrio de k+,é necessária uma maior corrente de entrada para conduzir a membrana ao limiar para iniciar o próximo potencial de ação.

Características dos Potenciais de Ação

Os potenciais de ação possuem três características básico tamanho e formato estereotípicos, propagação e resposta Tudo- ou –nada.

• Tamanho e formato estereotípicos. Cada potencial de ação normal para um dado tipo celular exibe potencial de ação idêntico,despolariza no mesmo potencial e repolariza de volta ao mesmo potencial de repouso.

• Propagação. Um potencial de ação em um local causa despolarização em locais adjacentes,levando-os até ao limiar.A propagação de um potencial de ação de um local para o seguinte é sem decremento.

• Resposta Tudo- ou – nada. Um potencial de ação ocorre ou não ocorre. Se uma célula excitável e deposlarizada atem o limiar de uma maneira normal, então é inevitável a ocorrência de um potencial de ação. Por outro lado, se a membrana não é despolarizada ate o limiar, não ocorre nenhum potencial de ação. De fato,se o estimulo e aplicado durante o período refratário,então não ocorre nenhum potencial de ação ocorrerá,mas não terá o tamanho e o formato estereotípicos.

Bases Iônicas do potencia de Ação

O potencial de ação é uma despolarização rápida, seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com