TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atv de Geologia Rochas Endogenas

Por:   •  20/8/2021  •  Dissertação  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Mateus Lemos Do Nascimento

  1. Magma é um material com a consistência pastosa que representa a parcela de rocha que sofreu fusão em profundidade. O magma tem altas temperaturas podendo chegar a 1250 graus célsius, tem a parte liquida e uma parte solida (maioria equivale a minerais silicáticos) e são voláteis, ao chegar na superfície a magma é chamado de Lava isso é o processo vulcânico. Seus parâmetros que controlam a fusão parcial das rochas são: Aumento da temperatura, alivio de pressão confinante e a presença de fluidos.

  1. As rochas Ígneas intrusivas e rochas Ígneas extrusivas, sendo que as rochas ígneas extrusivas se formam na superfície terrestre a partir da lava expelida pelos vulcões durante uma erupção. Já as rochas ígneas intrusivas é a partir do resfriamento lento do magma no interior do planeta fazendo assim as variações texturais das rochas.

  1. Rochas ígneas félsicas – granito e o riolito, enquanto as rochas ígneas máficas são a rocha basáltica, o gabro
  1. Metamorfismo é o processo que leva a uma modificação da mineralogia e da estrutura das rochas, no estado sólido, sob o efeito da temperatura, da pressão e dos fluidos. Os dois grandes processos são as mudanças da estrutura da antiga rocha que é a deformação mecânica e a mudança da composição mineralógica que é a alteração química. O Magmatismo é o conjunto de processos associados ao desenvolvimento e movimentação do magma no interior da Terra, enquanto o Metamorfismo é o processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e/ou pressão, sem mudança química significativa e no estado sólido.
  1. Metamorfismo regional, afeta amplas regiões (centenas de km). Ele está controlado ao mesmo tempo por aumento de pressão e temperatura. Ocorre nas raízes das cadeias de montanhas, o metamorfismo regional produz três grandes transformações: uma deformação da rocha, o desenvolvimento de minerais típicos do metamorfismo e o desenvolvimento da foliação metamórfica.

Metamorfismo de contato é o metamorfismo que ocorre nas rochas encaixantes em contato com um magma intrusivo e quando o magma ainda muito quente é introduzido no meio de rochas frias, tem transferência de calor por condução e ‘cozinhamento’ da rocha encaixante.

  1. 1) Xisto gera a Gnaisse

2) Folhelho gera Ardósia que gera o Xisto e depois o Gnaisse

3) Calcário gera Mármore

4) Bassalto gera Anfibolito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com