TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Prática Anatomia

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  22.362 Visualizações

Página 1 de 2

1.Resumo

Com base no que foi visto na teoria em sala de aula, o professor e os monitores da disciplina ministraram uma aula prática no laboratório de anatomia humana, onde foram utilizados modelos anatômicos artificiais e cadavéricos, abordando os conteúdos relacionados aos sistemas esquelético, articular e muscular.

2.Introdução

O sistema esquelético tem como uma de suas funções o deslocamento e a locomoção do corpo, trabalhando juntamente com o sistema muscular e o sistema articular ou juntural. O esqueleto está divido em duas porções: o esqueleto axial, formado pelos, ossos da cabeça, pescoço e tronco e o esqueleto apendicular, constituído por membros superiores e inferiores. A nomenclatura dos músculos e articulações fazem referência à localização e ao osso associado.

A aula foi elaborada em três etapas, abordando os três sistemas citados separadamente com a finalidade de reforçar e enfatizar o que foi predisposto em sala de aula

3.Materiais e Métodos

Foram utilizados pelos monitores, modelos artificiais de esqueleto, músculos e articulações do corpo humano, demonstrados pelos mesmos de forma detalhada e manualmente. Também foram introduzidos à aula, ossos cadavéricos do crânio e de membros superiores e inferiores que puderam ser manuseados pelos alunos cautelosamente, fazendo referências aos ossos artificiais e identificando as partes dos músculos, ossos e articulações.

Ao final da exposição, os alunos puderam observar de perto os cadáveres adultos e fetais, além de corações bovinos que são mantidos no laboratório, o manuseio dos mesmos só poderia ser feito com a presença de um Técnico de enfermagem.

4.Resultados e Discussão

A aula rendeu aos alunos um reforço acerca dos determinados assuntos, serviu ainda como mais uma base de estudos visando a primeira avaliação de Anatomia Humana Básica.

Conclusões

Na prática, a turma pôde ver a ocorrência dos tecidos, tirar dúvidas sobre a disposição dos ossos, músculos e articulações e revisar a nomenclatura de maneira sucinta. Foi possível identificar e classificar cada parte do corpo que remete ao assunto.

Referências

DÂNGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana básica. São Paulo: Atheneu, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com