TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula de Anatomia Humana

Por:   •  3/5/2015  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

Células vegetais

[pic 1][pic 2]

Se assemelham muito com as células animais – estruturas, organelas, mecanismos moleculares, como a replicação do DNA e sua transcrição em RNA, síntese de proteína e transformação de energia via mitocôndrias.

E diferem em características morfofisiológicas importantes como o desenvolvimento de uma parede celular rígida, desenvolvimento de um vacúolo, e os plastídeos – estruturas que conferem a célula a capacidade de sintetizar compostos orgânicos, utilizando CO2 e a energia da luz solar através do processo chamado de fotossíntese.

Parede celular – por ser rígida, as vezes impede a mobilidade – participa da aderência, aglutinação, interação com células vizinhas-

Existe a parede celular primária - se desenvolve primeiro e está ligada aos processos de fotossíntese e a parede secundária – se forma depois na superfície da primária

As paredes das células vegetais são constituídas por hemicelulose, pectinas, lignina, proteínas e celulose em maior quantidade.

Vácuolos – grandes vácuolos com características próprias- as vezes chega a ocupar 95% do volume celular- envolvido por uma membrana tonoplasto e preenchido por um líquido chamado suco celular.

Os vacúolos desempenham inúmeras funções- acumulam nutrientes metabólicos, são depósitos de substâncias específicas inclusive substâncias venenosas ou de gosto desagradáveis que protegem as plantas de predadores.

Plastídio – Estruturas revestidas que contem vários pigmentos fotossintéticos (assim como as mitocôndrias os plastídios também produzem energia p células) – o tipo de plastídio mais importante é o cloroplasto – organela encontrada nas células vegetais em algas, e possui um pigmento denominado clorofila responsável pela fotossíntese – processo pelo qual a energia solar é utilizada para converter dióxido de carbono e água em carboidrato e oxigênio = conversão de energia luminosa em energia química.  

Procariontes (bactérias e cianobactérias)

Procariontes- surgiram a 4 bilhões de anos

As bactérias são células procariontes – os menores seres e os mais simples, cerca de 10 vezes menor que as células eucariontes– se adaptam a diversos habitats

Célula pequena- não existe compartimentos

Substâncias e estruturas ficam dispersas dentro do citoplasma

Estrutura da célula procarionte:

[pic 3][pic 4][pic 5]

  1. Membrana plasmática (M. celular) envolvendo o citoplasma – que contém proteínas e moléculas receptoras, que participam da do transporte de substâncias dentro e fora da membrana.
  2. Parede Celular - espessa e rígida envolvendo a membrana plasmática- fornece rigidez, resistência e proteção e impede o ataque de vírus que atacam bactérias, impede que a bactéria se rompa, ajuda no transporte de substâncias. O principal componente da parede celular é conhecido como peptidioglicano (polímero macromolecular) apesar de ser rígida essa parede é permeável o que é essencial para nutrição da célula.

Uma terceira camada é encontrada envolvendo a parede – cápsula

A cápsula – 3ª camada, está presente em quase todas as bactérias, confere propriedades imunológicas a bactéria e está relacionado a capacidade da bactéria de resistir aos ataques do organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (501.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com