TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

LAYANA COSTA – N° UL22201413

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR – ARTICULAÇÔES

        

                                        

POLO UNIVERSITÁRIO UNIPLAN

BRAGANÇA - PA

2022


 INTRODUÇÃO

O sistema articular constitui-se como essencial no aspecto funcional do corpo humano, apresentando uma fundamental importância na realização dos movimentos dos segmentos corporais. Também, garante a proteção de estruturas vitais, como ocorre no neurocrânio, que abriga e reveste externamente o encéfalo, em virtude da união dos ossos do crânio pelas suturas (NETTER, 2015). Os ossos se unem para constituir o esqueleto, e essa união tem a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir a mobilidade. Esta conexão existente entre ossos e as cartilagens é chamada de articulações.

Articulação ou juntura é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas ossos ou cartilagem. Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem.

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que são classificadas em três grandes grupos como: articulações fibrosas, cartilaginosas e as sinoviais que são articulações com movimentos maiores. Nas articulações fibrosas temos três tipos de articulações que são as suturas, gonfoses e as sindesmoses.

Nas articulações cartilaginosas apresentamos dois tipos de articulações que são as sincondroses e sínfises. A maior parte do corpo é do tipo sinovial, as superfícies articulares dos ossos são recobertas por uma cartilagem e vinculadas por ligamentos revestidos por uma membrana sinovial (SOBOTTA, 2008).

OBJETIVOS

Conhecer as principais estruturas e funções do sistema articular, bem como suas classificações.

Identificar as principais funções das articulações, reconhecendo os diversos movimentos dos vários segmentos do corpo humano, sempre correlacionando a teoria com a prática.

MATERIAIS E MÉTODOS

A aula de anatomia do dia 20 de outubro, teve como tema Articulações, denominação que se dá às formas de união dos ossos entre si. A aula prática aconteceu no laboratório da faculdade Uniplan localizada em Bragança-Pa, onde foram utilizados para aula peças anatômicas sintéticas que foi conduzida pela professora responsável pela disciplina de anatomia do aparelho locomotor, Prof, Dra. Joiceane nascimento de oliveira, utilizando as peças sobre a mesa a professora mostrou os principais músculos do corpo humano junto com seus nomes e principais funções, em seguida exercícios para a fixação do assunto, todos os presentes utilizavam de seus respectivos EPIs e seguiam as normas do laboratório.

RESULTADO E DISCUSSÕES

Usando o crânio sintético podemos observar as articulações fibrosas também chamada de articulações sólidas, nestas articulações o elemento que se interpõe aos ossos que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso, encontramos este tipo de articulação na sua maioria no crânio, podemos ainda encontrar três tipos de articulações fibrosas, que são as suturas, as gonfoses e as sindesmoses. A sutura é um tipo de articulação encontrada somente no crânio, onde os ossos adjacentes são unidos por uma camada fina de tecido conjuntivo. Após conhecermos alguns nomes de suturas podemos conhecer os tipos, como: planas, escamosas e serreadas.

Como o modelo sintético da coluna vertebral articulada, observamos articulações sinoviais a maioria das articulações do corpo é do tipo sinovial, nestas articulações as superfícies articulares dos ossos são recobertas por uma cartilagem e unidas por ligamentos revestidos por uma membrana sinovial, em alguns casos estas articulações podem ser divididas completamente ou não por um disco ou menisco articular, cuja periferia se mantém contínua com a cápsula fibrosa, enquanto suas faces livres estão cobertas por membrana sinovial.

As articulações sinoviais são classificadas quanto à forma e movimento, a articulação monoaxial que é a articulação do cotovelo onde está articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo, chamado de um grau de liberdade, neste tipo de articulação apenas flexão e extensão são permitidos.

A articulação triaxial que pertence ao ombro, esta realiza movimentos em três eixos, chamado de três graus de liberdade. São as articulações que realizam além de extensão, flexão, adução e abdução, também permitem o movimento de rotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com