TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas práticas de biologia : um bem necessário

Por:   •  2/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FRANCIELLE LOURENÇO

KELLY CRISTINA SILVA

LORENNA PEREIRA

MAYRA SIMÕES

AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: Um bem necessário

PATOS DE MINAS

2016

FRANCIELLE LOURENÇO

KELLY CRISTINA SILVA

LORENNA PEREIRA

MAYRA SIMÕES

AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: Um bem necessário

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador/Pratica de Ensino IV do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Me. Norma Aparecida Borges Bitar.

PATOS DE MINAS

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAO ---------------------------------------------------------------------

2 REFENCIAL TEÓRICO ----------------------------------------------------------  

3 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------  

4 METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------  

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES -----------------------------------------------  

6 CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------

1.  INTRODUÇÃO

 Para muitos alunos a física é um assunto de difícil entendimento, e para que haja um maior conforto nas aulas é necessário que aconteça um maior investimento não só na teoria, mas também em praticas, portanto os educadores da disciplina de física encontram muitas dificuldades para lecionar nos ensinos fundamentais e médios. Sendo assim foi proposto criar um material auxiliar para o educador aplicar praticas simples e viáveis nas suas aulas, promovendo uma maior participação e interesse das partes envolvidas. Sanches (2005, p.81) observa:

Para desvelar e recuperar a escola é preciso [...] buscar respostas nas teorias, nas pesquisas, nas experiências bem sucedidas, [...] para ajudar na construção de caminhos para a superação, transformação e construção da qualidade educacional. (Sanches, 2005, p.81)

O ensino de física nas escolas torna se complicado tanto para a absorção de conhecimento por meio do aluno quanto para o ensino por meio do professor. Isso acontece devido a falta de infraestrutura nas escolas, podendo assim acontecer o investimento em praticas que consequentemente aguçam o interesse dos alunos. Para que haja mais interesse entre os alunos e preciso aplicar praticas, evitando assim que as aulas fiquem cansativas. KRASILCHIK (1983) diz que a comunicação escrita entre professor e alunos é hoje feita basicamente por um mediador – o livro de didático. O professor muitas vezes se prende apenas nessa forma de ensinar, e acaba ficando desinteressante por parte do aluno em aprender o que ele ler no livro.

Outro problema que pode ser citado em relação a dificuldades na inclusão de aulas pratica é a falta de incentivo da escola para com os professores, tanto financeiro quanto moral, trazendo assim um receio por parte do mesmo em diferenciar suas aulas, ficando sempre em uma zona de conforto criada tanto por parte da escola quanto por parte do profissional, além de que também existe uma regra imposta pela grade curricular que acaba impedindo de criar e modificar suas aulas, impedimento esse que evita que as aulas se tornem mais interessantes e proveitosas. Segundo KRASILCHIK (1983) a um amplo reconhecimento sobre o potencial dos recursos audiovisuais no ensino, os dados disponíveis indicam que são poucos e mal usados; de acordo com relatos nem mesmo no tradicional quadro negro são feitos esquemas, desenhos, demonstração pejorativa “aulas de saliva e giz” atualmente esta ainda mais reduzida com a eliminação do giz, ficando a aula reduzida apenas à fala do professor ou à leitura do livro didático.

O manual de práticas biológicas teve como intuito um maior auxilio ao professor, trazendo para os mesmo maiores possibilidades para modificar e deixar suas aulas mais interessantes, tanto para o professor quanto para o aluno.

A cada dia o aumento da tecnologia distancia o aluno do professor, pela infinita possibilidade de adquirir conhecimentos com uma maior facilidade, utilizando principalmente a internet, e nesse ponto em que e possível o professor utilizar de aulas praticas diferentes para conseguir cativar os alunos ganhando sua atenção e maior interesse em aprender.  KRASILCHIK diz que forma geral, ganhar a atenção dos alunos significa instiga-los intelectualmente, alem de criar estímulos sensoriais pela variação nas aulas, trazendo aulas práticas, expositivas, discussões, exercícios e apresentação de material audiovisual.

Portanto essas e muitas outras considerações precisam ser levadas em conta quando o assunto diz respeito às dificuldades do professor em licenciar trazendo para o âmbito escolar um diferencial de ensino que consequente atrai a atenção e interesse por parte do aluno.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO

Mas o que são problemas? Problemas resultam de qualquer situação na qual o individuo procura satisfazer uma necessidade ou realiza um objetivo. No entanto, essa situação só se constituirá de fato num problema quando houver uma ’necessidade sentida (ARLIN,1989apud JONASSEN ,1997)que  motiva as pessoas a buscarem uma solução para eliminar discrepâncias. Por outro lado a relação entre os problemas da pratica docente e a pesquisa acadêmica vem sendo analisada criticamente por outros autores. ZEICHNER (1988). Esse autor chama atenção para separação que, existe atualmente entre o mundo dos professores nas escolas e no  mundo dos pesquisadores acadêmicos já que muitos professores procuram a pesquisa para instruir e melhorar suas praticas e muitos .

 Segundo KRASILCHIK (1983) a observação de aulas de biologia revela o que o professor fala ocupando cerca de 85% do tempo ,os 15% restantes são preenchidos por períodos de confusão e silencio e pela a fala dos estudantes que na maior das vezes consiste em pedidos de esclarecimento sobre as tarefas que devem executar. No entanto, apesar desse potencial é difícil explicar, apenas com base em argumentos de ordem didática, a enorme preponderância das aulas práticas sobre todos os outros tipos de atividades que são desenvolvidas dentro da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com