TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A SALA DE AULA EM MINAS GERAIS (CBC EM BIOLOGIA)

Dissertações: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A SALA DE AULA EM MINAS GERAIS (CBC EM BIOLOGIA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  7.031 Palavras (29 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 29

RESUMO

O objetivo principal do trabalho foi analisar o processo do CBC numa abordagem teórica no processo de aprendizagem dos alunos determinando uma reflexão dos professores sobre suas práticas com as contribuições teóricas da atualidade. O projeto do CBC trouxe a educação mineira um histórico de mudanças curriculares que é vasto e sem grandes alterações autênticas no cerne das escolas. A metodologia utilizada na revisão de literatura, descritiva com pesquisa qualitativa estabelecendo elementos alçados cuja análise aponta identificar como professores de Ciências do ensino fundamental, pelo meio de suas práticas, estão praticando a Proposta Curricular da mencionada disciplina em duas escolas públicas da cidade de Pouso Alegre. Os resultados o processo de ensino dos profissionais com o CBC deve exceder a sala de aula, invadir espaços em que ela ainda não se faz presente, tornando-se objetivo cada vez mais fundamentado para o desenvolvimento de carreiras promissoras e de sucesso. Considera-se que a implementação do CBC aos livros didáticos significa adequar o tempo e o espaço a esse atendimento, numa perspectiva pedagógica, avaliando os aspectos do educar como dimensões essenciais ao desenvolvimento do educando, de modo que profissionais da educação revejam suas práticas.

Palavras-chave: CBC (Currículo Básico Comum). Pedagogia. Rede de Ensino Público.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 06

2 JUSTIFICATIVA 08

3 OBJETIVOS 09

3.1 Objetivo Geral 09

3.2 Objetivos Específicos 09

4 DESENVOLVIMENTO. 10

5 METODOLOGIA 16

6 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 18

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

9 ANEXOS 28

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a escola tem uma ação de socialização dos indivíduos, muito importante e seu espaço torna-se viabilizador do trabalho concreto principalmente no projeto do CBC (Currículo Básico Comum).

Mas, é através da consciência que a significação da necessidade de prevenção poderá auxiliar as crianças com dificuldades em aprendizagem, permeado pela aquisição de dados científicos e pela discussão crítica acerca das dificuldades da sociedade moderna.

A implantação da proposta pedagógica para as escolas de Educação Básica do estado de Minas Gerais tem buscado, segundo sua proposta, integrar a esfera humana, social e profissional do professor.

Todo educando tem capacidade e habilidades para aprender independente da conjuntura social que está colocada, ou denote, mesmo vindo de família com qualidades econômicas e culturais pequenas contém integral condição de aprender, ela aprende a raciocinar e a conviver socialmente, porque está implantada a um mundo de interlocutores que utilizam determinado tipo de locução (GONÇALVES; CAPELLINI, 2010).

O interesse por esse tema surgiu principalmente pelas observações e conversas na escola sobre o CBC se realmente os professores saberiam utilizá-lo em suas práticas cotidianas, pois a educação como um todo vem modificando gradativamente seus paradigmas e inovando suas políticas para que a aprendizagem seja significativa e propicie ao aluno experiências positivas.

Nos últimos anos, esse método do CBC tem transformado a educação numa perspectiva promissora de benefícios no processo educativo, com objetivos de proporcionar aos profissionais da educação um ensino de qualidade e crescimento na sociedade (LUCK, 2006).

Segundo Barbosa (2008) hoje, é muito os profissionais que favorecem a aprendizagem da educação em diversos ambientes, com livros didáticos e com projetos que desenvolvem as habilidades de ensino de forma que possibilite uma educação significativa. Contudo o uso do CBC está empenhado a levar os conhecimentos e desenvolver habilidades, mas também à autonomia, solidariedade, responsabilidade e o respeito nas práticas pedagógicas dos professores no ambiente escolar.

Muitos profissionais da educação, como os professores que tem contato direto com as crianças são concentrados na importância da leitura no desenvolvimento do homem, e estão transformando suas práticas, pois, para habituar-se em um mundo globalizado, e com o desenvolvimento científico e tecnológico, torna-se indispensável que o educando seja capaz de partilhar ativamente na sociedade do qual está inserido.

Ao observar as leituras realizadas para fundamentação desse trabalho, foi elaborada a seguinte pergunta:

O CBC (Currículo Básico Comum) e agregado à pedagogia educacional são instrumentos importantes em sala de aula que darão a base para que possa conseguir auxiliar os alunos e sua habilidade cognitiva a fim de diminuir os problemas de aprendizagem?

A leitura trabalhada na escola, não necessita apenas ser uma ferramenta para aprendizagem, mas sim embasamento para que, ao vivenciar a leitura, o sujeito tenha um senso definitivo aguçado, de caráter a torná-lo compassivo aos contextos do CBC do cotidiano que o norteiam. Com o CBC, a ideia de implantar este projeto foi permitir circunstâncias para diminuir prováveis problemas relacionados à aprendizagem e a melhora na compreensão dos outros indivíduos em sala de aula.

Tem-se por objetivo principal analisar o processo do CBC numa abordagem teórica no processo de aprendizagem dos alunos gerando uma reflexão sobre as práticas dos livros didáticos e confrontando-a com as contribuições teóricas da atualidade. A metodologia do trabalho foi uma pesquisa bibliográfica descritiva com entrevista de professores sobre a importância do CBC e como utilizam este material incluindo materiais com publicações recentes.

Para isto, as contribuições de renomados autores foram de suma importância para este trabalho como: Barbosa (2008), Luck (2006), Martins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com