TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliar a viabilidade ecológica da carpa herbívora

Projeto de pesquisa: Avaliar a viabilidade ecológica da carpa herbívora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUÇÃO

A carpa herbívora (CTENOPHARYNGODON IDELLA) peixe de clima subtropical que vive em ambiente de água doce, ocorre em lagos, lagoas e remansos de grandes rios, preferindo lento corrente ou pé de corpos d’água com vegetação. É versátil em relação à sobrevivência, tolerando temperaturas e níveis de oxigênio muito baixos (até 1 °C e 0,3 mg/l), embora a atividade alimentar se reduza a partir de 20 °C e 4mg/l.

Sua alimentação baseia-se no consumo de plantas aquáticas superiores e gramíneas submersas. A preferência alimentar dependera de 4 fatores: dependem da idade, do tamanho, estado fisiológico e meio envolvente.

As plantas aquáticas presentes em quantidade moderadas aumentam a produtividade e a estabilidade do ecossistema. São associadas a bons lugares de pesca, por fornecerem locais de colonização, reciclagem de nutrientes, abrigo e locais para colonização.

Fatores de tolerância, enriquecimento em nutrientes e a introduçãode plantas exóticas, geram crescimento anormal, ocupando toda a coluna de água e as margens.

Oscilações no pH, excesso de oxigênio, elevado teor de matéria orgânica, são fatores que levam ao excesso de plantas, podendo de algum modo tornarem a água imprópria.

Alem de a água poder se tornar impropria, as infestações dessas plantas podem acarretar diversos outros problemas como: impedir a circulação e correta distribuição da água, entopem tubulações e impedem atividades náuticas.

Os métodos que vem sendo utilizados são meios mecânicos, químicos e biológicos. O controle ecológico pode vir a ser um método melhor para usar por não gerar perigo como o método químico e pela ineficiência do mecânico.

A Carpa Herbívora vem sendo considerada o meio de luta biológico mais promissor no combate a plantas aquáticas. Por ser um comedor voraz e de fácil utilização.

2-OBJETIVOS

Objetivos gerais

Avaliar a viabilidade ambiental da utilização da carpa herbívora como agente biológico no controle de infestantes aquáticos.

Objetivos específicos

Constatar a sua eficiência como redutor de infestantes aquáticos.

3- Materiais e Métodos

As plantas a ser utilizadas serão de cinco espécies, identificadas na literatura como sendo as principais infestantes, são elas: Chara áspera, Najas marina, Potamogetonpectinatus, Juncusheterophyllus, Miriophyllumalterniflorum.

Serão utilizados quatro tanques de fibra com 15 carpas com idade de um ano ou mais, dentre os quatro tanques, dois serão utilizados para teste de consumo e os outros dois servirão como ensaio testemunha.

A avaliação de consumo será feita pela pesagem das plantas depois de escorrido a agua.

4- Revisão de Literatura

As principais características que definem a sua elevada eficiência para a função a qual se propõe o presente estudo são: ser um comedor voraz de uma grande variedade de plantas aquáticas; ser tolerante a uma ampla gama de condições ambientais e possuir uma elevada longevidade. A eficiência desta espécie no controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com