TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Evolução

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação de Evolução 1

Aunas: Ana Luiza Gonçalves Amaral e Raianna Farhat Fantin

Professores: Bruno Garzon e Henrique Paprocki

1) Sim, árvores com caducifólia sazonal desenvolvem esta característica (queda de folhas durante a estação seca) para reduzir o estresse hídrico que acontece nesta época. A queda das folhas favorece a árvore porque sem elas, há redução na taxa de fotossíntese evitando gastos desnecessários de energia, uma vez que fatores ambientais como a diminuição dos recursos hídricos, queda da umidade relativa do ar e queda de temperatura poderiam prejudicar a planta caso esta se mantivesse em seu estado usual. Além disso, épocas de seca favorecem estratégias de dispersão de sementes, uma vez que estas, dormentes, só voltarão ao seu estado de germinação quando encontrarem um ambiente e clima favorável.

2) Seleção sexual: esse mecanismo está fortemente presente na reprodução sexuada e representa a preferência de determinadas espécies na hora da escolha do parceiro para a reprodução. Espécies que possuem este padrão de seleção utilizam mecanismos de atração e conquista adaptados para este fim, como por exemplo o porte físico (que pode representar imponência e força), coloração de plumagem de penas e sonorização, emanação de odores que tenham significado biológico e cuidado parental com a prole. A seleção de caracteres considerados bons para serem transmitidos aos descendentes podem garantir melhores genes e, consequentemente, maior sucesso para a prole.

Variabilidade genética: através dessa adaptação exclusiva da reprodução sexuada, os indivíduos de uma população podem desenvolver caracteres que os tornem mais aptos a superar possíveis adversidades e assim se prevalecer no ambiente.

Mutação: as mutações dão origem a alterações nos organismos que, caso sejam vantajosas, espalham-se por seleção natural contribuindo para melhor adaptação e transformação de espécies.

3) A legislação atual determina que a pesca siga um parâmetro de tamanhos mínimos e máximos do pescado. A preferência pela pesca de peixes maiores pode estabelecer uma seleção que privilegie peixes menores, já que estes sobreviverão mais. Não somente o tamanho pode ser considerado como uma variável para a seleção, mas também o crescimento lento. Esta característica determina também que o período reprodutivo seja mais lento e duradouro, reduzindo a chance de os indivíduos serem capturados. (RIDLEY, Mark. Evolução 3ª ed. Porto Alegre, Artmed 2006).

[pic 1]

       (RIDLEY, Mark. Evolução 3ª ed. Porto Alegre, Artmed 2006).

4) Hipótese: O formato do bico das aves se dá pela adaptação de sua alimentação e hábitos e este, quando alterado, dificulta sua manutenção corporal uma vez que altera seu modo de uso.

O experimento mostra como resultado que as aves que tiveram o bico aparado apresentaram mais ectoparasitas – piolhos – do que aquelas que mantiveram o bico intacto.

5) Indivíduos de uma mesma espécie, mas que estão geograficamente distantes, mantem-se conectados através de indivíduos intermediários, que são responsáveis por promover o fluxo gênico. Estudos de biologia molecular que analisem o DNA mitocondrial dos organismos, por exemplo, podem demonstrar a origem e a conexão dos indivíduos desta espécie. A vantagem para espécies que se mantem nessa condição é, principalmente, a variabilidade genética. Tal variabilidade garante maior chance de sucesso no meio-ambiente caso haja um evento estocástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com