TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escreva Um Texto De Sua Autoria (100 A 150 Palavras) Explicitando O Que é Avaliar Para Você, Como Você Era Avaliado (a) Quando Cursava O Ensino Fundamental E/ou Médio E Como Avalia Atualmente Seus Alunos. Caso não Seja Docente, Escreva Como Você Ava

Exames: Escreva Um Texto De Sua Autoria (100 A 150 Palavras) Explicitando O Que é Avaliar Para Você, Como Você Era Avaliado (a) Quando Cursava O Ensino Fundamental E/ou Médio E Como Avalia Atualmente Seus Alunos. Caso não Seja Docente, Escreva Como Você Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  4.140 Visualizações

Página 1 de 3

Car@ Alun@,

A Atividade Disciplinar 1 (ATD1) será de intensa participação! Inicialmente assista ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem disponibilizado na ATD1. Em seguida, faça a leitura atenta do texto de Saul (2001), a seguir.

TEXTO - Avaliação da Aprendizagem: Um caminho para a Melhoria da Qualidade na Escola.

Trabalhar com avaliação é importante; aí está uma janela pela qual pode-se entrar para conhecer a prática educativa, com a finalidade de transformá-la. Mudar a avaliação implica em mudar o contexto no qual ela está inserida. Lembro aqui uma fala de Philippe Perrenoud, que diz estar a avaliação num centro de forças, referindo-se às diferentes áreas que compõem as atividades escolares: a relação das famílias com a escola, o planejamento escolar, a preparação das aulas, a relação com os alunos, programas, objetivos, métodos de ensino, satisfações pessoais e profissionais, a política do estabelecimento de ensino. Ao puxar o fio da avaliação, necessariamente se estará mexendo com o equilíbrio destas áreas. Mudar a avaliação implica na disposição necessária para rever a ação pedagógica como um todo (p.17).

Referência

SAUL, Ana Maria. Avaliação da Aprendizagem: Um caminho para a Melhoria da Qualidade na Escola. In: CAPPELLETTI, Isabel Franchi (org.). Avaliação Educacional: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2001.

ATD1 - ETAPAS DO TRABALHO

1. Fórum não avaliativo – disponível de 01/04 a 07/04

2. Texto online (valor 1,0) – disponível de 08/02 a 31/03

Etapa 1

1. Fórum não avaliativo – disponível de 01/04 a 07/04

Comente o texto de Saul e o vídeo sobre a Avaliação da Aprendizagem disponibilizados na ATD1, procurando relacioná-los com as primeiras aulas-texto (01 a 10) e as videoaulas (01 a 06) da Disciplina. Caso for escrever citações indique as referências. Procure dar continuidade à discussão iniciada no fórum evitando comentários repetitivos. Se for concordar ou discordar de algum comentário justifique sua concordância ou discordância.

2. Texto online (valor 1,0) – disponível de 18/02 a 31/03. Envie um único texto online contendo as respostas dos itens a) e b) a seguir.

a) Valor 0,5 ponto - Após assistir ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem, fazer a leitura atenta do texto de Saul (2001) e participar do fórum não avaliativo, escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) contendo suas ideias sobre esses assuntos discutidos no fórum.

b) Valor 0,5 ponto - Escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) explicitando o que é avaliar para você, como você era avaliado (a) quando cursava o Ensino Fundamental e/ou Médio e como avalia atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com