TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DA QUALIDADE – ESTUDO AVALIA CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM CURTUME

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

JULIANE BRANCO GERBER

JULIANO ANDRADE

KAIO WIGGERS

EM BUSCA DA QUALIDADE – ESTUDO AVALIA CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM CURTUME

[pic 2]

                                                                                                       

[pic 3][pic 4]

LAGES

2016

Em busca da qualidade. Estudo avalia condições ergonômicas em curtume.

O artigo fala da importância da Ergonomia no setor de matização de um curtume no município de Presidente Prudente, em São Paulo. O grupo é composto por duas unidades, na matriz são produzidos os couros semi-acabados e na segunda unidade, os couros acabados.

Acabamento

Na unidade II, onde ficam os couros acabados, é o local onde ocorre a formatação da textura e coloração do couro, que tem suas mais diversas finalidades. A empresa tem 110 funcionários na área de produção e 35 divididos nas áreas de manutenção, administração e laboratório.

O curtume possui um controle de qualidade nos produtos químicos, seleção das peles e teste de laboratório. Há treinamento para os funcionários que ilustram as atividades que serão efetuadas.

A produção está dividida em dois turnos, o primeiro conta com 70 funcionários iniciando às 7h15min e finalizando às 17h30min (com horário de almoço das 12h às 13h30min); o segundo turno conta com 40 funcionários, iniciando às 17h30min (para evitar o desligamento das máquinas) e finaliza 02h40min (com intervalo das 21h30min às 22h30min).

Produção

A segunda unidade é em um barracão com 5.500m2 e de 12 metros de altura, com piso cimentado, cercado por paredes de alvenaria e teto metálico (zinco).

A iluminação do ambiente é composta por uma estrutura de iluminação artificial montada com lâmpadas fluorescentes que funcionam em conjunto com a luz solar que entra pelas janelas de vidro das paredes e telhas acrílicas translucida no teto do barracão.

A vedação das janelas compromete a ventilação do ambiente, pois elas bloqueiam a entrada de poeira e umidade na fábrica. Como medida corretiva a empresa instalou aparelhos insufladores na produção para auxilio da ventilação.

O arranjo físico facilita a circulação de pessoas e materiais, todo o espaço produtivo funciona com linhas paralelas de alocação de equipamentos que funcionam como centros de trabalho.

Matização

Na unidade II é onde ocorre o desenvolvimento do material químico que é utilizado na pintura e no trabalho do equipamento ‘Kela’. Como há muitos riscos provocados por materiais tóxicos e inflamáveis, falta de organização e descaso com as operações de mistura e armazenamento dos componentes químicos a setor foi qualificado como critico.

No local foram verificados vários problemas:

- Há um fio que se estende pelo chão do setor que fornece energia a balança de aferimento dos produtos químicos proporcionando risco aos trabalhadores;

- Os recipientes de produtos químicos inutilizados ficam jogados no chão do ambiente sem a correta higienização e descarte;

- Falta de uma grade de proteção a um duto que coleta os resíduos da higienização dos recipientes.

Conservação

Foi possível observar a má conservação dos palets onde ficam os solventes inclusos na pintura das peças de couro. Muitos reservatórios estavam com vazamentos gerando riscos aos trabalhadores.

Todo o trabalho de matização inicia com o recebimento de uma amostra de couro com as características que o cliente escolheu. Com ela os funcionários iniciam uma fase de testes em busca de uma fórmula ideal que produza as características do pedido.

Observou-se nessa operação, e na da pintura do couro a falta do uso de EPI. Após a separação dos compostos que faram a mistura há um tambor que faz a mistura, é uma hélice motorizada que não tem tampa, e conforme seus movimentos põem em risco o operador colocando o mesmo em contato do produto químico.

Prevenção

Alguns produtos químicos usados na matização apresentam características toxicas e infláveis conforme os fabricantes especificam nos barris.

Há uma balança móvel com fio que é usada para pesagem dos produtos, mas ela prejudica e impossibilita s sua movimentação no espaço, assim os funcionários tem que carregar os barris fazendo um esforço que não seria necessário se houvesse uma balança sem fio.

Funcionários

O setor de matização conta com quatro funcionários. O funcionário mais velho tem 45 anos e o mais novo 24. Dois trabalham no setor desde a inauguração, outro há seis meses e um há apenas um mês. Todos possuem hábitos saudáveis, dificultando assim, problemas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com