TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avalia;cão fisica

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO DA 12° SEMANA MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA

ALUNO Eduardo Mariano Kobolt,

R.A. 1182397

CURSO Educação Física - Bacharelado

Pelotas - RS

2015

  1. O que é o PAR-Q e como utilizá-lo?

R: O PAR-Q é um questionário de prontidão para atividade física é uma ferramenta fundamental para se verificar algum possível risco para o avaliado antes da realização de qualquer teste de capacidade cardiorrespiratória.

A utilização do teste é simples, formado por questões diretas que podem ser respondidas oralmente ou por escrita. Caso o avaliado responda SIM para alguma das questões do teste, deve ser indicado que ele consulte um médico, indicando as perguntas que foram respondidas com um “sim” ao Par-Q, ou mostre a ele a cópia deste questionário.

  1. Quais as contraindicações que o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) indica para a realização dos testes de esforço?

R: As contraindicações são as seguintes: Insuficiência cardíaca congestiva aguda, embolia pulmonar ou sistêmica recente, estenose aórtica grave, infecções agudas, angina instável, arritmia atrial não controlada, miocardite,Psicose, trombo intracardíaco, bloqueio cardíaco,  infarto do miocárdio recente, aneurisma dissecante.

3) Quais as outras situações que também merecem destaque quanto à realização ou

não do teste de esforço?

R: Merecem destaque quanto a realização ou não do teste. Pressão arterial fora do normal, gravidez, doenças metabólicas, doenças neuromuscular, doenças infecciosas crônicas e uso de marca-passo são algumas situações em que se deve ter um cuidado maior ao fazer o teste, sendo interessante que o avaliado consulte seu médico antes da realização do teste.

4) Explique como a escala de esforço de Borg deve ser utilizada. Se necessário, pesquise na internet para responder a esta pergunta.

R: A escala de Borg consiste de uma numeração de 0 a 10, aonde 0 indica nenhum esforço e 10 o esforço máximo do exercício. Na escala revisada, níveis de 5 a 6 na escala indicam intensidade moderada no exercício. Esses indices indicam correlações entre o esforço realizado e o aumento da frequancia cardíaca e Vo2 durante o exercício, refletindo também alterações não lineares de lactato e ventilação durante o exercício.

5) Como os testes submáximos são caracterizados? Onde a realização deste teste é

mais comum? Por quê?

R: Já os testes submáximos são caracterizados por determinar a relação da frequência cardíaca do avaliado com o seu Vo2Max durante um teste progressivo, usando seu resultado para predizer o Vo2Max do avaliado, e tendo como característica intensidades de esforço entre 75% a 95% da frequência cardíaca máxima.

Esse tipo de teste é mais comum em academias, principalmente pelo baixo custo do teste, por não expor o avaliado ao esforço máximo, diminuindo assim qualquer risco com relação ao teste, e por demonstrarem de maneira eficiente uma possível melhora cardiorrespiratória no reteste do avaliado, através da diminuição da frequência cardíaca em uma taxa fixa de trabalho.

6) Quais os tipos de protocolos para determinar a potência aeróbia? O que é necessário saber para escolher o teste?

R: Existem basicamente três tipos de protocolos utilizados para determinar a potência aeróbia. Avaliação sem teste de esforço físico, testes de campo e testes com ergômetros.

A escolha do teste vai depender da população a serem avaliados, recursos disponíveis, tipo de formação e nível de conhecimento do avaliador, entre outros fatores.

7) Quando o protocolo de avaliação da capacidade cardiorrespiratória sem teste de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (243.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com