TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSÃO

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Conclusão de Curso

Educação Física

[pic 1]

Trabalho de Conclusão de curso (1-2017)

BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA HIPERTENSÃO

BENEFIT OF PHYSICAL ACTIVITY FOR HYPERTENSION

GUTEMBERG¹

¹Discente do curso de bacharel em Educação Física da universidade Salgado de Oliveira

_______________________________________________________________                              

RESUMO: Atualmente a hipertensão arterial é vista mundialmente como um problema de saúde pública. Quando um indivíduo é descoberto como hipertenso, este deve fazer um sério acompanhamento médico devido aos riscos que corre, tendo em vista que esta doença pode comprometer órgãos vitais.

Palavras chave: Hipertensão arterial, Saúde pública, Hipertenso


INTRODUÇÃO

A hipertensão artéria sistêmica tornou-se um problema de saúde pública devido o número alto de pessoas atingidas por este doença. Tal doença tem a capacidade de afetar órgãos vitais e comprometer todo o organismo do ser humano, causando principalmente doenças cardiovasculares.

Castro (2006) afirmas que aproximadamente 70% de hipertensos não têm noção da sua condição, não realizando o tratamento necessário para o controle dos seus valores pressóricos.

Zaitune (2006) coloca que em torno de 22% da população brasileira com idade igual ou superior a 20 anos de idade são hipertensos. 80% dos casos de acidentes vasculares são causados pela hipertensão. Sendo esta responsável ainda por 60% dos casos de infarto e 40% de todas as aposentarias precoces.

O autor coloca ainda que existem diversos fatores que podem levar ao quadro de hipertensão, como por exemplo, idade, gênero, obesidade, hereditariedade, contraceptivos e tabagismo. E, após a identificação de algumas causas, foi possível realizar estudos e desenvolver tratamentos para prevenir a mesma e, quando não for possível prevenir, realizar a manutenção a partir de métodos farmacológicos ou não, sendo necessária a realização de exames para que o profissional responsável possa avaliar o caso e estabelecer o que deverá ser feito.

Morais (2011) informa que de acordo com o Ministério da Saúde, há uma estimativa de que até o ano de 2030 haverá no Brasil cerca de 40 milhões de idosos, sendo os idosos os mais afetados por esta patologia. Desta forma, faz-se necessário que se planeje urgentemente medidas para prevenir e tratar tal doença, já que num futuro não muito distante o número de pessoas afetadas tende a aumentar drasticamente.

Existem maneiras diversificadas de tratar a hipertensão e o número de adeptos a tratamento não medicamentoso vem crescendo nos dias atuais. Muitas são as pessoas que estão recorrendo à prática de exercícios físicos, já que estes têm a capacidade de reduzir todos os níveis tensionais e de interferir diretamente no controle do peso, da insulina e dislipidemias.

Araújo (2006) coloca que a prática de exercícios físicos são fundamentais principalmente para os idosos, pois, além de estarem estes mais propensos a desenvolver problemas ligados à hipertensão, os mesmos têm que enfrentar também todas as limitações físicas impostas pela idade.

Viver a vida de forma ativa pode ser o diferencial no momento de prevenir ou diminuir os sintomas de algumas limitações funcionais, além de interferir positivamente no que diz respeito às doenças cardiovasculares e melhora na qualidade de vida de qualquer indivíduo.

 

METODOLOGIA

Foram utilizadas referências bibliográficas para alcançar a proposta do trabalho em questão. Tais referências foram pesquisadas a partir de artigos acadêmicos da última década tendo como objetivo o entendimento e observação da evolução do tema em questão. Sendo estudados seis artigos que segue abaixo:

1 – Atividade física no controle da hipertensão arterial de participantes do projeto ‘Vida Ativa’

Disponível em:

http://www.efdeportes.com/efd121/atividade-fisica-no-controle-da-hipertensao-arterial.htm

Acesso em: 10 de abril de 2017

2 – Efetividade de um programa de exercícios no condicionamento físico, perfil metabólico e pressão arterial de pacientes hipertensos

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n2/08.pdf

Acesso em: 10 de abril de 2017

3 - O estilo de vida de pacientes hipertensos de um programa de exercício aeróbico: estudo na Cidade de Toluca, México

Disponível em:

Acesso em: 17 de abril de 2017

4 – Exercício aeróbio no tratamento da hipertensão arterial e qualidade de vida de pacientes hipertensos do Programa de Saúde da Família de Ipatinga

Disponível em:

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/17-2/05-exercicio.pdf

Acesso em: 17 de abril de 2017

5 – Exercício físico e o controle da pressão arterial

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6

Acesso em: 30 de abril de 2017

6 - A prática de atividade física na hipertensão arterial

Disponível em:

http://www.sbh.org.br/geral/atualidades-a-pratica-de-atividade-fisica-na-hipertensao-arterial.asp

Acesso em: 30 de abril de 2017

OBJETIVO

Compreender o que é hipertensão

Identificar maneiras de prevenir a hipertensão

Verificar os benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos na rotina quem sofre de hipertensão

ANÁLISE DE DADOS

HIPERTENSÃO ARTERIAL (HA)

De acordo com Farinatti (2004), entende-se a hipertensão arterial como “uma condição mórbida com alta associação com doenças cardiovasculares”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com