TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATAÇÃO COMO ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM MAL DE PARKINSON E HIPERTENSÃO

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Todos nos sabemos que a população sofre cada vez mais com a hipertensão e outra pequena parte com Mal de Parkinson, ambas, prejudicam exponencialmente a saúde do indivíduo afetado.

E assim, neste trabalho iremos abordar o quanto a natação como atividade física para essas pessoas é fundamental, a ponto de promover a recuperação muscular como é o caso do Mal de Parkinson que atinge diretamente o sistema nervoso afetando diretamente a coordenação motora do indivíduo. Ou mesmo hipertensão que pode causar AVC (Acidente Vascular Cerebral), enfarte, aneurisma dentre outros problemas.

A natação para esse tipo de situação é essencial, mostrando que com a atividade física é possível recuperar a saúde por completo ou pelo menos ter uma qualidade de vida melhor. E que a seguir no desenvolvimento, vamos compreender um pouco melhor o resultado desta atividade.

2 Analise de situações problemas:

2.1 SITUAÇÃO-PROBLEMA 1

A hipertensão é uma doença muito frequente na população brasileira, estima-se que aproximadamente 30 milhões de brasileiros sejam atingidos pela mesma, ela é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão arterial.

A pressão arterial está associada positivamente com o risco cardíaco e sua relação com a morte é contínua, crescente e significativa em níveis superiores a 115/75 mmHg.

A mesma acontece quando os valores de máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg, isso faz com que o coração faça um esforço maior para mandar o sangue para o corpo, ela pode causar acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca. Normalmente o mesmo é herdado dos pais em 90% dos casos.

A doença tem como causa o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse dentre outras causas, ela tem como sintomas dores no peito, dor de cabeça, visão embasada e sangramento nasal, o ideal é que o portador da hipertensão arterial consiga manter o peso adequado, não abusar do sal, praticar atividades físicas, evitar alimentos gordurosos e moderar o consumo de álcool.

O mal de Parkinson é definido como um distúrbio neurológico progressivo, caracterizado pela degeneração dos neurônios e essa degeneração resulta na diminuição da produção da produção de dopamina produzindo um conjunto de sintomas chamados de distúrbios motores, normalmente o começo é bem silencioso e às vezes o acometido acaba por não perceber.

O mal de Parkinson é uma doença que afeta o sistema nervoso e com isso afeta os movimentos provocando alterações na coordenação motora, rigidez, tremores e dificuldades para andar, abrir uma porta ou até mesmo segurar objetos a mesma pode ser de caráter genético quando alguém da família possui o gene e transfere a seus descendentes ou do ambiente onde ele é causado pela exposição a toxinas.

2.2 RESULTADOS

Existem respostas morfofuncionais para as duas doenças quando tratadas com atividades aquáticas para a hipertensão arterial esse tratamento faz com que se tenha uma maior independência funcional, melhora a amplitude dos movimentos, aumenta a força muscular, diminui a dor e o espasmo muscular, redução da pressão, aumenta a autoconfiança e com isso se tem uma melhor qualidade de vida.

Já para o mal de Parkinson a atividade aquática promove a recuperação muscular e também de forma gradativa aumenta a massa muscular e proporcionam a melhora da condição motora dos indivíduos.

2.3 ATIVIDADE AQUÁTICA

A hidroterapia tem é originada do grego “Hydor” (água) + “Therapeia” (cura) a mesma também é chamada de Aquaterapia ou Fisioterapia Aquática onde a mesma utiliza a água para promover a cura e a reabilitação de pacientes que possuem algum distúrbio como depressão, problemas neurológicos, ortopédicos e até mesmo respiratórios, pois os princípios da água junto com os exercícios promovem uma melhora na disposição física.

Esse tipo de aula pode ocorrer de 2 a 3 vezes por semana com uma duração de 55 min cada aula seguindo o seguinte protocolo:

O aquecimento pode ser feito com os membros superiores onde se puxa os braços flexionados, depois eles estendidos fazendo tipo nado de peito, cruzar os braças na frente do corpo, já nos membros inferiores se faz o alongamento realizando caminhadas para frente e para trás, caminhada para a lateral e fazer passos cruzados esse aquecimento faz com que ocorra o fortalecimento de membros superiores e inferiores.

Com os exercícios da hidroterapia o idoso vai adquirir uma maior flexibilidade em seus membros sejam inferiores ou superiores gerando assim uma maior resistência nos ossos e para finalizar a aula é indicado que se faça um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com