TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias de cana-de-açúcar

Artigo: Bactérias de cana-de-açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Artigo  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Cana De Açúcar

ESCALDADURA-DAS-FOLHAS (BACTÉRIA Xanthomonas albilineans)

Em variedades suscetíveis a doença pode causar grandes perdas, devido à queima das folhas e morte dos colmos, já as variedades tolerantes podem servir como um depósito do patógeno. Alguns fatores como o aumento da umidade durante a maturação e estresses provocados por seca, frio e inundação podem intensificar os sintomas. Plantas atacadas pela doença apresentam três tipos de infecção:

LATENTE: que pode ser identificado apenas por métodos de alta sensibilidade.

CRÔNICA: Sintomas variando de estrias brancas e finas ao longo de toda folha, paralelas a nervura central até as bainhas foliares.

AGUDA: Sintomas de “queima” das folhas, evoluindo da ponta ou pelas margens podendo necrosar totalmente a folha. Os colmos podem apresentar descoloração dos feixes do xilema na região do “nó”, com a morte da gema apical, surgem brotações laterais por todo colmo.

ESTRIAS VERMELHAS (BACTÉRIA Pseudomonas rubrilineans)

Os sintomas inicialmente se manifestam nas folhas, com o aparecimento de estrias finas e longas de coloração avermelhada, com a evolução da doença, as estrias podem atingir a região do meristema apical provocando a “podridão de topo”, em condições favoráveis e em variedades suscetíveis a podridão evolui para o resto do colmo. Áreas atacadas pela doença pode notar um forte odor. Geralmente plantas com 3 a 8 meses de idade nota-se uma ocorrência maior da doença.

RAQUITISMO-DA-SOQUEIRA (BACTÉRIA Leifsonia xyli subsp. xyli).

Trata-se de uma doença que não apresenta sintomas externos aparentes, pode ser observado apenas um crescimento desuniforme (irregular) das touceiras, dando um aspecto de altos e baixos ao talhão, sintomas que podem ser mais evidentes, associados a outros fatores, como, seca, compactação, presença de ervas daninhas, herbicidas e outros. Pode ser observado um sintoma interno da doença, que seria o desenvolvimento de uma coloração avermelhada dos feixes vasculares, na base dos nós do colmo.

Milho

Podridões bacterianas

Sintomas: As podridões causadas por bactérias são do tipo aquosas e especialmente aquelas causadas por Erwinia chrysanthemi pv. zeae exalam um odor desagradável típico. Em geral, iniciam-se nos entrenós próximos ao solo e rapidamente atingem os entrenós superiores. A infecção causada por E.chrysanthemi pv. zeae pode, também, iniciar pela parte superior do colmo, causando a podridão do cartucho. Os sintomas típicos dessa doença são a murcha e a seca das folhas decorrentes de uma podridão aquosa na base do cartucho. As folhas se desprendem facilmente e exalam um odor desagradável (Figura 19). Nas bainhas das outras folhas, pode-se observar a presença de lesões encharcadas. Podem ocorrer o apodrecimento dos entrenós inferiores ao cartucho e a murcha do restante da planta. Ferimentos no cartucho causados por insetos podem favorecer a incidência dessa podridão.

Mancha bacteriana da folha:

É uma doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com