TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodigestores

Projeto de pesquisa: Biodigestores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Biodigestores

Introdução

São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

Os objetivos dos biodigestores podem variar de localidade para localidade, podem ser empregados na obtenção de combustível de alta qualidade para as áreas rurais, sendo, ao mesmo tempo, preservado o valor do efluente como adubo; podem visar atender ao duplo objetivo de produção de energia e de tratamento de dejetos, principalmente de animais em fazendas, o que possibilita o manuseio de um material sem odores.

Desenvolvimento

Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica.

"O material orgânico utilizado não deve conter produtos tóxicos, pois matariam as bactérias responsáveis pela produção do gás."

A suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais como atividade de grande potencial poluidor e no caso de uma granja, por exemplo, o gás gerado pelas fezes das galinhas é usado para aquecer os ovos nas incubadoras. O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.

A digestão anaeróbia é resultante da interação de uma população de microrganismos. Começa pela degradação dos compostos orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) a ácidos orgânicos seguidos da transformação desses ácidos em produtos gasosos, nos quais predominam o metano e gás carbônico. O processo é bastante complexo e um elevado número de espécies de bactérias, produtoras ou não de metano, contribuem de algum modo para a formação deste gás. A redução da carga orgânica presente em um resíduo e a produção de metano são as duas principais vantagens do tratamento anaeróbio. Os resíduos da produção agropastoril apresentam, na sua maioria, elevada demanda de oxigênio e sólidos na sua composição.

A realização e a eficiência da biodigestão dependem de condições específicas de operação, como temperatura e PH do meio, tipo de substrato usado no processo, concentração de sólidos (carga orgânica) e tempo de retenção hidráulica da biomassa no biodigestor, dentre outros.

Conclusão

O desenvolvimento da biotecnologia permitiu a utilização de agentes biológicos como organismos, células, organelas e moléculas para obter bens e ou assegurar serviços, já a utilização de biodigestores é um importante avanço para o homem, que visa o bem sustentável. O sistema de tratamento biológico anaeróbio e aeróbio é eficiente para reduzir e estabilizar a matéria orgânica dos dejetos de animais, na produção de biogás e biofertilizantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com