TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação do Biodigestor

Tese: Alimentação do Biodigestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Biodigestores

Os biodigestores são equipamentos indispensáveis no tratamento da água de lavagem dos sistemas de produção pecuária de suínos e frangos, onde altas cargas orgânicas são carregadas com a água de lavagem das instalações destes animais. A Bio-digestão desta carga orgânica, a nível Industrial, ocorre num tanque, geralmente fechado, onde o volume de sólidos é degradado e consumido por digestão anaeróbica ou seja, na ausência de oxigênio. Em termos gerais o Biodigestor é utilizado para, além de tratar a água, obter o gás Metano e outros subprodutos com valor energético, produto da biodigestão de resíduos orgânicos, como os excrementos animais, lixo urbano/domestico e lodo oriundo de estações de tratamento de esgotos.

Um bom desempenho do Biodigestor dependerá da temperatura média anual da região, pois regiões de baixas temperaturas exigem isolação térmica e/ou aquecimento para que a temperatura fique em termos ideais ao redor de 30°C aproximadamente. O material que será usado na construção deve ser ter, alem de preço, resistência á corrosão pois gera ácidos e gases, como o gás sulfídrico (H2S), altamente corrosivos.

A produção de biogás, depende da quantidade e tipo de matéria orgânica que alimentará o biodigestor como por exemplo dejetos de animais (gado, porco, galinha) ou humanos, dejetos de indústria agrícola, dejetos de agricultura, etc. O mais adequado é o dejeto de gado, uma vez que ele já contém as bactérias tipo Arqueobacter e Metaniferas produtoras de metano, já presentes no estomago do animal. Como observação, não usar esterco de ovelha, pois acidulará o leito bacteriano.

Alimentação do Biodigestor

Na alimentação do biodigestor por batelada, o tanque do biodigestor é cheio e, após todo o material ter sido digerido, é esvaziado e realimentado novamente. Na alimentação continua, o biodigestor é alimentado continuamente todos os dias, ou a cada 2 dias, por exemplo, e a mesma quantidade que foi adicionada é retirada, neste caso, a produção de gás é continua.

Uso do Biofertilizante:

É importante que se use um biofertilizante enzimático, pois a carga orgânica a digerir, contem essencialmente carbono na sua composição química e é deficiente sempre em alguns macro e micro nutrientes. A digestão anaeróbica de matéria orgânica produz, como resíduo, uma substancia com aspecto de lodo, que pode ser utilizada como fertilizante agrícola, sem necessidade do processo de estabilização e envelhecimento do Nitrogênio.

O Biofertilizante, apresenta grande quantidade de Nitrogênio e de Fósforo com composição de N, P, K, habitualmente entre 1,67 e 2,31%, característica dos principais componentes dos adubos inorgânicos industrializados e possui uma grande facilidade de imobilização devido ao avançado grau de decomposição. O biofertilizante portanto, completa a necessidade de nutrientes das bactérias aumentando seu numero e capacidade de produção de metano num tempo menor.

O biogás é uma mistura gasosa combustível, produzida pela digestão anaeróbica, ou seja, pela biodegradação da matéria orgânica, pela ação de bactérias metanogênicas (anaeróbicas) na ausência de oxigênio. Esse é um processo natural que ocorre em pântanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com