TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodigestor: Principio De Sustentabilidadet

Ensaios: Biodigestor: Principio De Sustentabilidadet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 METODOLOGIA 4

3 RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS 5

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa sobre fontes alternativas de energias tem se intensificado em todo planeta, a busca constante de alternativas para diminuir a poluição ambiental utilizando-se de fontes poluidoras tais como: os dejetos de animais e vegetais que são fartos nas propriedades rurais têm se tornado um norte para as pesquisas no intuito de proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.

No Brasil as pesquisas para utilização do biogás proveniente da biodigestão foram realizadas principalmente na região sul onde concentram grandes criadores de suínos, aves e bovinos. Entretanto, foi na região nordeste que houve interesse dos pesquisadores em aproveitar a biomassa gerada nas pequenas e médias propriedades rurais, devido ao clima quente que favorece o desenvolvimento das bactérias que realizam a fermentação liberando o gás metano.

A utilização do biogás como tecnologia da biodigestão anaeróbia tem sido comprovada como uma das mais eficientes no tratamento dos dejetos de animais.

Os dejetos que os animais deixam nas pequenas e médias propriedades são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, lançam um gás que provoca o efeito estufa que afeta a camada de ozônio e o solo, através de infiltração no lençol freático, por meio das chuvas que chegam aos igarapés contaminando também as águas.

2 METODOLOGIA

Este trabalho possui por método a pesquisa exploratória e descritiva. Na pesquisa exploratória usou-se livro. Segundo autor (Triviños, 1987, p. 109) pesquisa exploratória é quando permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. O pesquisador parte de uma hipótese ou de uma idéia; “aprofunda seu estudo nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes, maior conhecimento para, em seguida, planejar uma pesquisa descritiva ou de tipo experimental”. O presente projeto de pesquisa tem caráter exploratório, à medida que significa uma primeira tentativa de integração de algumas questões emergentes na literatura no âmbito dos sistemas de informação e de apoio à decisão. Trata-se de questões emergentes que permitem levantar uma série de conceitos, modelos, características e tendências, aos quais passamos a denominar elementos emergentes, relacionadas com sistemas de informação, que aparecem de forma desconexa e esparsa na literatura.

Pesquisa descritiva identifica as características de determinada população ou fenômeno. O melhor exemplo é o levantamento ou survey. Por fim, as explicativas objetivam identificar os fatores que interferem ou condicionam a ocorrência dos fenômenos, como a pesquisa experimental e expost facto (a partir do fato passado). Esta pesquisa se apresenta no formato de pesquisa qualitativa. Segundo autor Robert Bogdan e Sari Biklen (1994 9.47-51) pesquisa qualitativa se caracteriza como fonte direta de dados no ambiente natural, constituindo-se o pesquisador no instrumento principal; é uma pesquisa descritiva, em que os investigadores, interessando-se mais pelo processo do que pelos resultados, examinam os dados de maneira indutiva e privilegiam o significado. Assim os dados recolhidos são designados por qualitativos, o que significa ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e conversas. As questões a investigar não se estabelecem mediante a operacionalização de variáveis, sendo, outrossim, formuladas com o objetivo de investigar os fenômenos em toda a sua complexidade e em contexto natural.

3 RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

As maiores dificuldades encontradas para a implantação dos biodigestores são os investimentos fixos, a manutenção dos equipamentos, a certificação e venda das cotas de resgate, que exigem conhecimentos muito especializados e muita credibilidade no meio onde ocorrem às vendas dos créditos de carbono. A busca de terceiros, especializados e focados nesse processo, pode ser a alternativa mais factível para os suinocultores.

O custo de construção e manutenção dos biodigestores exige investimentos vultosos, que podem ser suportados pelos grandes suinocultores, mas os pequenos não tem capacidade financeira para isso. Com relação a eficiência no manejo dos dejetos de suínos, a gestão do processo exige competências muito acima da capacidade da maioria dos suinocultores brasileiros, pois a tecnologia de biodigestão envolve conhecimentos como microbiologia, física e química, que não são abordados no ciclo escolar até a quinta série do Ensino Fundamental. Como o nível de escolaridade da maioria dos produtores é baixo, eles ficam em desvantagem na utilização desta tecnologia.

Projeto de um Biodigestor Tanque de fermentação anaeróbica (sem ar)

O envio de dejetos de animais para o biodigestor evita que eles sejam jogados no meio ambiente sem tratamento, contaminando os lençóis freáticos, rios e lagos. Desse material poluente é obtido o biogás a partir da decomposição da matéria orgânica da biomassa, excrementos de animais. A biomassa é colocada dentro do biodigestor que é totalmente fechado e só será aberto após a produção de biogás, o que levará mais ou menos noventa dias, onde através da digestão e fermentação das bactérias anaeróbicas é transformada em um gás conhecido como metano. Esse tipo de bactéria não precisa de ar para sobreviver, por isso o ambiente tem que ser o mais vedado possível. O biogás pode ser utilizado:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com