TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular E Molecular

Artigos Científicos: Biologia Celular E Molecular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  11.225 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que se entende por sinalização celular e qual importância da comunicação e sinalização celular “para manutenção da homeostase” no organismo?

R: A sinalização celular faz parte de um complexo sistema de comunicação que governa e coordena as actividades e funções celulares.

A importancia da “sinalização celular” é responder a um conjunto específico de sinais extracelulares produzidos por outras células. Esses sinais atuam em várias combinações para regular o comportamento celular. A sinalização celular requer, além das moléculas sinalizadoras extracelulares, um conjunto complementar de proteínas receptoras em cada célula que permita a ela responder de uma forma característica.

2- Dentro do assunto “comunicação e sinalização celular” há dois tipos de comunicação: por contato direto e por moléculas de sinalização. Explique-os:

R: Contato direto: Permitem a passagem direta de moléculas pequenas entre as células tais como os eletrólitos. Proteínas ligadas á membrana plasmática de uma podem interagir com receptores de uma célula adjacente. A substância indutora não é secretada, ficando na superfície da célula sinalizadora.

Moléculas de sinalização: As moléculas de sinalização de origem celular podem pertencer a várias famílias de substâncias bioquímicas e atuam como mensageiros entre duas células mais ou menos distantes entre si. As células se comunicam mandando sinais elétricos ou químicos. Os quais regulam as atividades celulares, respondendo a estímulos do meio ambiente e outras.

3- Diferencie as formas de comunicação autócrinas, parácrinas e endócrinas. Cite um mecanismo homeostático para cada uma delas:

R: Autócrinas: A célula responde a substâncias sinalizadoras por ela mesma. As moléculas sinalizadoras são os mediadores locais, como alguns fatores de crescimento. Sistema imunitário.

Parácrinas: A sinalização parácrina tem como alvo apenas as células que estão na vizinhança da célula emissora do sinal. Os neurotransmissores são um exemplo desse tipo de sinalização.

Endócrinas: Os sinais são hormônios transmitidos a diversas localidades do organismo. Os hormônios são produzidos por células endócrinas e viajam pela corrente sanguínea para alcançar outras partes do corpo.

4- Explique sucintamente, sobre “induções celulares mediadas por receptores localizados na membrana plasmática”:

R: Nas junções comunicantes, as células se intercomunicam diretamente. Há passagem livre de íons e moléculas pequenas através de canais entre células vizinhas; cerca de 80% dos hormônios são moléculas hidrossolúveis (polipeptídios, proteínas) e se ligam a receptores que são proteínas integra integrais da membrana das células-alvo. Ao se combinarem aos respectivos hormônios, os receptores acionam os mecanismos intracelulares que aumentam a concentração de Ca2+ ou de CAMP (adenosina- monofosfato cíclico). Já os hormônios lipossolúveis como os hormônios esteroides (estrógenos, progesterona, testosterona, T3 e T4) que são aminoácidos modificados, atravessam facilmente a membrana celular e penetram na célula, indo agir sobre receptores específicos localizados no citoplasma e no núcleo.

5- O que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com