TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Seminário: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Seminário  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

ANÁPOLIS 2013

QUESTÃO 1

Os impulsos nervosos são a chave mestra do sistema nervoso em função de sua velocidade e eficácia na transmissão de informação e dados neurais; para tanto utilizar a D.D.P. para gerar energia elétrica que move estes impulsos através de um processo denominado bomba de na+ e k+.

a) Conceitue D.D.P. e explique sua importância dentro do processo mencionado.

R- Diferença de potencial, tensão elétrica; a bomba de sódio e potássio age como um transporte ativa, pois uma concentração de sódio é maior no meio extra celular é o potássio é maior no meio intercelular, gerando uma corrente de energia.

b) Esquematize o processo demonstrando inclusive a despolarização e despolarização

c) Pesquise o conceito de sinapse nervosa e sua relação com impulso nervoso.

R- São os pontos onde as extremidades de um neurônio vizinhos se encontram e o estimulo passa de um neurônio para o outro por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.

d) Explique na forma de texto como surge a corrente elétrica no processo.

R- A corrente elétrica se dá quando ocorre o processo de despolarização e repolarização nas membranas das células neurais gerando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios.

QUESTÃO 2

Os lisossomos são organelas vesiculares evoluídas no processo de digestão intracelular e que participa de importantes eventos celulares tais como heterofagia, autofagia, autólise; diferencie estes processos exemplificando-os e destacando a ação dos lisossomos em cada um deles.

R- Heterofagia é a digestão de partículas importadas de fora das células. Ex. fagocitose e pinocitose.

Autofagia é a digestão de organelas obsoletas das células que envelheceu. A autofagia como exemplo pode ser estimulada durante o jejum.

Autólise é o processo onde célula se auto destrói ou seja ela se auto digere, pode ocorrer em células danificadas ou em um tecido que foi lesionado.

QUESTÃO 3

A perícia forense da cidade de São Paulo coletou na cena de um estupro seguido de morte células danificadas em baixo das unhas da vítima, porém só foi possível isolar o DNA mitocondrial dado aos fatos, sabendo que os três possíveis suspeitos estão foragidos contando apenas com os familiares do suspeito sendo:

Familiar I (mãe suspeito A)

Familiar II (irmã suspeito B)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com