TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Celular E Molecular

Casos: Biologia Celular E Molecular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  2.024 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

DIRETORIA DE ENSINO

CURSO: FARMÁCIA

DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular

PROFESSORA: Francisco Adalberto

Observação das Células da Cortiça e da Trapoeraba Roxa

SUMÁRIO

Introdução 02

Materiais e métodos 03

Resultados 04

Discussão 05

Conclusão 06

Referência 07

INTRODUÇÃO

A cortiça é a casca do sobreiro. É um tecido vegetal que na botânica se chama de felema que faz parte do sistema da periderme (pele) que reveste o caule/troco da arvore. Devido a sua estrutura celular a cortiça apresenta um conjunto de características: é leve, tem uma grande elasticidade e repelência, impermeável tanto a líquidos como a gases, apresenta uma baixa condutivida – de de calor, som e vibração, e é muito resistente a fogo. Após a invenção do microscópio óptico, em 1660, o cientista inglês Robert Hooke foi o primeiro a observar a estrutura da cortiça e a inventar o termo célula.

Tradescantia pallida purpúrea, também conhecida pelos nomes populares da trapoeraba roxa, coração-roxo, traporabão, é uma planta pertencente ao gênero Trandescantia, da família Commelinaceae. Originaria do México, possui ciclo d vida perene, filotaxia alterna, cor roxa com tons esverdeados, com flores róseas protegidas por brácteas roxas tem ainda a presença de tricomas.

O objetivo do trabalho é observar a constituição da célula, neste caso da cortiça e da trapueraba roxa, ao microscópio e identificar as diferentes estruturas celulares da célula vegetal.

02

MATERIAIS E MÉTODOS

Material

 Trapoeraba roxa

 Cortiça

 Lamina

 Lamínula

 Lamina de barbear

 Microscópio

Metodologia

Cortou-se uma fina fatia das duas amostras, (cortiça, trapoeraba roxa). Após cortadas as amostras foram colocadas na lamina ambas separadas. Em seguida foi colocada junto da lamina que apresenta o tecido morto a lamínula. E sobre a que possuía a célula vegetal uma gota de água e em seguida a lamínula. Após as laminas serem preparadas foram prendidas no microscópio para serem observadas.

Observou-se ao microscópio com as objetivas 40x, 100x e 400x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com