TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia celular e molecular

Projeto de pesquisa: Biologia celular e molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

Biologia Celular e Molecular

AULA PRÁTICA VI: Espermatogênese

1 INTRODUÇÃO:

A espermatogênese (figura1)é um processo no qual ocorre a formação dos gametas masculinos, ou seja, osespermatozoides. Esse processo se dá no interior dasglândulas sexuais ou gônadas, que, no sexo masculino, são os testículos. Esse processo ocorre da puberdade até o fim da vida do indivíduo.

Nos testículos são encontrados milhares de tubos finos e enovelados, os tubos seminíferos, onde se localizam as espermatogônias (2n). Asespermatogônias multiplicam-se através de mitoses até a adolescência, período no qual passam a se multiplicar com maior intensidade. Depois da multiplicação, ocorre a fase de crescimento, em que algumas espermatogônias crescem e duplicam seus cromossomos, transformando-se emespermatócitos primários (2n), também chamados de espermatócitos I. Os espermatócitos primários sofrerão meiose, dando origem a duas células haploides chamadas de espermatócitos secundários (n) ou espermatócitos II, que sofrerão outra meiose, originando quatro células haploides, chamadas de espermátides. As duas meioses que os espermatócitos sofrem representam a fase de maturação.

À próxima fase damos o nome de especiação e nela as espermátides começam a se transformar em espermatozóides (figura 2). Nessa fase, as espermátides perdem praticamente todo o citoplasma e começam um processo em que desenvolverão, a partir do centríolo, um flagelo.

No início do flagelo dos espermatozoides podemos encontrar mitocôndrias que têm a função de fornecer energia, sendo que na cabeça do espermatozoide podemos encontrar o acrossoma, originário do complexo de Golgi, que contém enzimas com a função de facilitar a penetração do gameta no óvulo. O núcleo do espermatozoide é o local onde os cromossomos paternos ficam armazenados.

Finalmente os espermatozóides são encontrados dispersos neste epitélio seminífero e o seu flagelo está no centro do túbulo seminífero. A cabeça do espermatozóide contém os cromossomos bem compactados, portanto ela se cora intensamente. Assim, pode-se notar que o processo de espermatogênese, no interior do túbulo seminífero tem direção centrípeta.

2 OBJETIVO

Observar em microscópio a formação do espermatozóide. Células que para se formar passa pelos processos de mitose e meiose.

3 MATERIAL E MÉTODOS

Material:

Micrografia de túbulo seminífero animal.

Método:

7. Analisar o material nas objetivas de 4X, 10X e 40X;

8. Esquematizar nos aumentos de 40X.

Observar:

• Morfologia do espermatozoide

3 REGISTRO

1 Desenhar as observações e colocar legenda observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com