TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia celular

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 5

1. Descreva classificação geral de Whittaker:

R: Whittaker propõe um sistema de classificação com cinco reinos: Monera (bactérias e algas azuis), protista (protozoários), fungi (mofos e fungos), plantae (algas verdes, briófitas e traqueófitas) e animália (animais vertebrados e invertebrados).Eucarionte e Procariontes.

2. Segundo essa classificação como podemos agrupá-las através das características celulares?

R: Respeitando o nível de organização celular que diferencia as células procariontes dos eucariontes e a unicelularidade da multicelularidade.

3. Descreva as principais diferenças entre células procariontes e eucariontes:

R: As células procariontes são mais simples o DNA não esta envolvido por uma membrana, não possui carioteca (membrana nuclear), podem conter ribossomos, parede celular (não celulósica) e plasmídeos.

As células eucariontes são maiores e complexas, tem o núcleo envolvido pela carioteca, no seu citoplasma encontram diversas organelas: ribossomos, lisossomos, Complexo de Golgi, mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, etc

4. O que são seres autótrofos e heterótrofos e também explique suas funções:

R: Autótrofos (Auto=próprio, trofos=alimento) são seres capazes de sintetizar seus próprios alimentos a partir de substancias inorgânicas simples, como é o caso das plantas.

Heterotróficos (Hetero=diferente, trofos=alimento): organismos que não são capazes de sintetizar os seus próprios alimentos a partir de compostos inorgânicos, obtendo-os prontos no meio ambiente.

5. Descreva a estrutura celular de uma célula Escherichia coli:

R: É uma bactéria não esporulada, anaeróbica facultativa, fermentativa, podendo possuir estruturas moveis (flagelo peretríqueos). Ela tem a forma de bastonete, possuindo uma membrana plasmática semelhante a das células eucariontes. Possuindo na região externa uma parede celular rígida, constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas, que protege a bactéria das ações mecânicas, no seu citoplasma possui ribossomos interligados no seu RNAm.

6. Onde estão aderidas as enzimas dos procariotos?

R: Encontram-se dissolvidas no citosol.

7. Como é o cromossomo bacteriano e pra que ele serve?

R: O cromossomo da bactéria se constitui por uma molécula circular de DNA, que se localiza no citoplasma. O cromossomo possui genes necessários para o crescimento e a reprodução da célula. As informações genéticas são traduzidas em proteínas que constituem varias partes das células e controlam seu funcionamento.

8. o que é e qual a função do plasmídeo?

R: Plasmídeo é uma pequena molécula adicional de DNA, de forma circular presente em algumas bactérias. Pode conter genes que proporcionam vantagens para a bactéria (na maioria das vezes torna a bactéria resistente aos antibióticos) e que são compartilhados com outras bactérias através da reprodução sexuada da bactéria chamada de conjugação.

9. O que são ribossomos e para eles servem?

R: Ribossomos são organelas celulares encontradas em todo citoplasma de células eucariontes e procariontes. Eles têm a função de sintetizar proteínas. Eles encontram-se agrupados em fila, com o auxilio do RNA, espalhados no citoplasma, ou aderidos na parede do retículo endoplasmático.

10. Descreva o que é vírus e como ele atua na célula hospedeira:

R: Os vírus são seres muito simples, formados basicamente por uma cápsula protéica (capsídio) envolvendo o material genético. O conjunto capsídeo mais material genético forma o nucleocapsídeo. O material genético pode ser DNA, RNA ou os dois juntos. Um vírus necessita essencialmente de uma célula para poder replicar seu material genético, portanto tem grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza sua estrutura para multiplicar-se. Ciclo lítico: o vírus fixa-se na célula e injeta seu material genético, dentro dela esse material se multiplicara e novos vírus são formados com os recursos da própria célula, após isso a célula morre liberando os novos vírus. Ciclo lisogênico: o vírus introduz seu material genético na célula, essa material passa a fazer parte do DNA celular, que será replicado em conjunto com a célula durante a mitose.  

11. O que são viróides?

R: São agentes infecciosos muito menores e simples que os vírus, constituídos de fitas simples de RNA. Os viróides se utilizam de plantas superiores (batatas, tomates, pepinos) para reproduzirem-se, onde vão para o núcleo e roubam proteínas para formar seu capsídeo. São formados por 246 a 375 nucleotídeos e são transmitidos geralmente por sementes ou pólen.

12. Descreva a organização geral das células eucariontes.

R: As células eucariontes possuem duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas se movimentam nos dois sentidos. Elas são maiores de que as células procariontes e sua estrutura são muito mais complexas. Sua característica mais importante é a riqueza em membranas.

13. Descreva a estrutura da membrana plasmática da célula.

R: A membrana plasmática é uma estrutura fina que envolve a célula, que estabelece uma divisão do interior da célula com seu exterior.É formada basicamente por proteínas, carboidratos e uma dupla camada de fosfolipídios, que apresenta os grupos polares (grupos hidrófilos – gosta de água) voltado para as faces externa e interna (opostas), também os grupos apolares (hidrófilos – não gosta de água) adjacentes.

14. Por que a membrana plasmática é chamada de mosaico fluido?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com