TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomedicina

Por:   •  15/10/2015  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Biomedicina

Este é um curso muito novo no Brasil, e que possui ainda muitos mitos. Apesar de nomes e de algumas funções parecidas, a biomedicina e medicina, tem suas diferenças. Essa profissão nova e que já vem ganhando destaque investiga os agentes causadores de doenças humanas e desenvolve medidas de prevenção e tratamento dessas enfermidades, como a medicina. Porém, apenas a medicina inclui, na formação do profissional, o contato direto com as pessoas e a responsabilização pelo tratamento dos pacientes.

Muitas pessoas estão se identificado com o curso já que se especializa em algumas áreas da medicina e pelo fato de não precisarem ficar fazendo em um curso de seis anos, apenas quatro anos, em período integral.

Essa profissão ainda não cresceu muito no Brasil, por seu mercado não está tão amplo e com mais oportunidades. Além do salário não ser alto, por exemplo inicialmente, os biomédicos ganham de 1350 a 2000. Porém algumas especializações dessa têm ganhado destaque, no mercado, como: Citopatologia, reprodução humana e dos bancos de sangue.

Apesar de não ser muito concorrido, na biomedicina chegam a ser 470 candidatos a cada 36 vagas, o que causa uma densidade de 13, 06 no curso. Sendo que já está presente em universidades importantes, como USP, UFPA, UEL, UFF, UFRGS, entre outras.

Uma área que sempre chamou a atenção na medicina, e vem sendo buscada na Biomedicina é o campo de engenharia genética. Pois esse tem melhorado o ambiente e adaptando alguns alimentos, como o leite, o qual removeu a substancia lactose, para que houvesse seu consumo por crianças alérgicas.

A partir de 2011, foram inclusas algumas disciplinas que incluem conteúdos de formação básica e específica nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia. Os estudantes iniciam a graduação com aulas de bioquímica, genética humana, biologia celular, anatomia humana, bioética e morfologia.

Os formados nesse curso atuam mais em áreas como hospitais, clínicas e laboratórios. Onde o profissional é capacitado para coletar, processar e emitir o laudo de exames e análises clínicas.Sendo que muitos biomédicos começam a trabalhar neste campo para adquirir experiência e, quando tiverem oportunidade, abrir o próprio laboratório de exames.

Pode-se considerar que a biomedicina é uma das profissões do futuro, pois ela tem ganhao espaço e cada vez mais concorrência, por causa das áreas onde atuam, ou seja, um estudante não precisa fazer um curso inteiro de medicina (bem mais longo) para fazer, praticamete, as mesmas áreas que se pode fazer nesse novo curso (bem mais rápido), o que seria uma vantagem.

Outra profissão que tem ganhado destaque no mercado de trabalho é a biomedicina. A qual trabalha nos campos da biologia e da medicina com análises clínicas e pesquisando os fatores que causam doenças humanas. Esta se parece muito com a medicina, porém se restringe apenas a parte experimentais e tem uma duração menor. Apesar de ainda não muito comentada, apresenta-se como uma profissão com futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com