TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomorfologia de insetos

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Dhyeferson Dias Cavallo

Prática: Tipos de parelhos bucais dos insetos

INTRODUÇÃO

Os insetos apresentam o aparelho bucal composto por apêndices móveis, sendo eles oito no total (um labro, um par de mandíbulas e maxilas, um lábio, uma epifaringe e uma hipofaringe). Duas dessas peças encontram-se em sua maioria atrofiadas, quando os insetos são classificados como ágnatos (sem aparelho bucal funcional) (GALLO et al., 2002).

 A morfologia das peças bucais varia de espécie para espécie, devido as adaptações alimentares, havendo então desde insetos que se alimentam de nutrientes sólidos até líquidos, alguns desses organismos alimentam-se de matéria facilmente disponível em superfícies, tendo outros que utilizar o aparelho bucal para retirada do alimento, quando o organismo necessita sugar seiva de plantas ou sangue de animais (GALLO et al., 2002).

As peças bucais são divididas em labro, mandíbula (função trituradora), maxila (peça auxiliar da mandíbula), lábio (apresenta função tátil), epifaringe (função gustativa) e hipofaringe (função de canal salivar em muitos insetos) (GALLO et al., 2002).

Os aparelhos bucais são classificados em mastigador ou triturador, que contém todas as peças bucais, sugador labial, com as peças modificadas em estiletes ou atrofiadas, com exceção do labro, podendo ser classificadas ainda de acordo com o número de estileres (hexaqueta/6 estiletes, tetraqueta/4 estiletes, triqueta/3 estiletes e diqueta/2 estiletes), sugador maxilar, com modificação na maxila e as demais peças atrofiadas, e por últimos aparelho lambedor, com labro e mandíbulas normais, sendo as mandíbulas adaptadas para furar , cortar ou transportar, as maxilas e o lábio unidos formando um órgão lambedor, e as glosas sendo transformadas numa espécie de língua para retirar néctar de flores (GALLO et al., 2002).

Referente ainda as peças bucais, estas podem ser classificadas de acordo com sua direção ou posicionamento em relação ao eixo longitudinal do corpo do inseto, sendo chamada de hipognata (peça bucal dirigida para baixo e cabeça vertical em relação ao eixo do corpo, 90°), prognata (peças bucais dirigidas para frente e cabeça horizontal em relação ao eixo corporal, 180°) e por último opistognata, com as peças bucais dirigidas para baixo e trás, formando um ângulo menos que 90° (GALLO et al., 2002).

MATERIAL

  • Pinças
  • Placa de petri
  • Material biológico (Barata d’água, Gafanhoto, Cigarra, Mosca, Borboleta e Abelha)
  • Lupa estereoscópica

RESULTADOS:

Cigarra = Apresenta o aparelho sugador labial tetraqueta com 4 estiletes: 2 mandíbulas e 2 maxilas que justapostas formam os canais salivar e alimentar.

Borboleta= Apresenta o aparelho sugador maxilar, apenas as maxilas (gáleas) são funcionais (são desenvolvidas em um tubo espiral que recebe o nome de espirotromba) – as demais peças bucais são atrofiadas.

Abelha= Apresenta aparelho mastigador lambedor, as mandíbulas e o labro são do tipo mastigador, usados para furar, cortar, transportar ou moldar cera. As maxilas e o lábio são alongados e unidos, formando um órgão lambedor (em abelhas adultas – para alimento líquido/néctar, mel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com