TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Exames: Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 5

CARACTERISTICAS BIOLÓGICAS DO SOLO

Quase ninguém se da conta de que bilhões de animaizinhos populam cada metro quadrado do solo. Em parte são tão pequenos que somente podem ser vistos ao microscópio. Em parte são visíveis a olho nu, mas ainda de tamanho tão reduzido que somente podem ser vistos com observação muito atenta. Existem também minhocas, centopeias e inúmeros insetos maiores, visíveis a olho nu. Geralmente ninguém liga aos animais do solo enquanto não se tornarem praga e não incomodarem. Também não perguntam por que chegaram a constituir uma praga e, simplesmente, os combatem com defensivos de alta toxidade. Na euforia de poder proteger suas colheitas de pragas, muitos passaram todos os limites do razoável, pondo em perigo toda vida silvestre tanto a das aguas como a dos campos.

O maior perigo dos defensivos é que as pragas se tornam resistentes, obrigando à produção de fórmulas sempre mais tóxicas.

Apesar de todo progresso técnico, o homem é e será somente parte da natureza.

Deste ciclo de formação e degradação depende toda vida animal, da ameba ate o homem. Toda vida sobre a terra firme inicia-se no solo, que determina a micro e meso vida, sendo estas, por sua vez, fatores de formação do solo. Em um metro quadrado de solo pastoril, até 30cm de profundidade, vivem, segundo Dunger (1964) e Kevan (1965), os seguintes animais:

Isto significa que 0,206% do solo agrícola são animais. Parece muito pouco e é quase insignificante. E, se deduzirmos as minhocas, restariam somente 219 g, o que seria 0,07% do solo agrícola.

Especialmente os animais menores como os protozoários, nematoides, colêmbolos e ácaros tem multiplicação muito rápida. Sua importância não é o numero em si, nem o peso, mas sim a taxa de renovação. Somente os protozoários, especialmente amebas, tem 3 a 4 gerações por dia. Um mg de amebas multiplica-se a 1 kg em 12 dias e em mais 15 dias seriam 1 tonelada. Em mais um mês seu peso equivaleria ao peso de 1 hectare de solo arável, isto é, 3 milhões de quilogramas. Se não estivessem sob o controle dos outros animais do solo e se não dependessem da alimentação local, em pouco tempo somente existiriam amebas no mundo e a superpopulação de amebas seria muito mais violenta que a do homem.

Em todo caso, isso nos dá uma visão do que seria o mundo se cada ser pudesse multiplicar-se livremente, sem ser controlado por outros. Porém, existem, no solo, dois sistemas de controle muito rígidos:

1- Enzimas excretadas por outros organismos, especialmente bactérias e fungos, mas também por animais como amebas, nematoides e até minhocas, que delimitam o seu espaço, e que podem até suprimir a outros seres.

2- O alimento disponível na “cadeia alimentícia” ou “pirâmide de energia”, onde o ser de energia inferior serve de alimento ao ser de concentração energética superior.

O Solo e Sua Vida: O solo funciona como um corpo, com a diferença de que não possui seus “órgãos” alinhados ao longo de uma espinha, e seu “sangue” não circula em artérias fechadas, mas em poros abertos.

Os seres vivos no solo fazem parte dele, modificando-o e influenciando-se mutuamente. O solo é formado através de sua vida, e a vida é típica às características específicas do solo. Quer dizer: o solo determina sua vida e a vida determina o solo.

Os seres vivos, quer seja bactérias ou animais, vivem em sociedade onde imperam as mesmas leis que regem nossa sociedade de consumo. Vale a lei do mais forte, a defesa da área vital, existem associações mas existem igualmente os vícios no reino animal, como formigas toxicômanas que gostam de comer colêmbolos tóxicos para ficarem embriagadas. Existe a corrupção onde, por exemplo, o colêmbolo perseguido por cupins-guerreiros, lhes oferece um bocado de comida, sendo imediatamente deixado em paz, podendo roubar do cupinzeiro.

Efeito da Meso e da Macrofauna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com