TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Trabalho Escolar: Bioquimica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Substâncias Naturais Orgânicas

As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose.

As proteínas estão presentes em todas as células vivas e são polímeros naturais formados pela reação de polimerização por condensação entre aminoácidos (α-aa - em que o grupo amina está no segundo carbono contando a partir do grupo carboxila)unidos por ligações peptídicas. Isso significa que ocorre a ligação entre um grupo amino de uma molécula do grupo amina com o grupo carboxila de outra molécula do grupo dos ácidos carboxílicos.exemplos de proteína:

Actina e Miosina: permite a contração muscular;

Queratina: impermeabiliza a pele;

Albumina: regulação osmótica do sangue.

Substâncias Naturais Inorgânicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais, exemplos:

Água: e a substância mais abundante na natureza e nos seres vivos, participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na proporção de 70%.Atua na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.

Age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura (homeostase).Intervém em reações de hidrólise e atua como meio de difusão de muitas substâncias.

Sais Minerais: são substâncias importantes para os seres vivos, podendo aparecer no organismo dissociados no protoplasma, regulando a pressão osmótica e atuando na manutenção do PH das células. Os iões, provenientes dos sais minerais, possuem várias funções no organismo vivo: formam o esqueleto de muitos animais, atuam no equilíbrio da água no organismo, na transmissão do impulso nervoso, no transporte de gases (oxigênio e dióxido de carbono), na fotossíntese, no funcionamento de enzimas, etc.

Na (sódio): atua junto com o Potássio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo;

K(potássio): atua junto com o Sódio na condução nervosa, na contração muscular e equilíbrio de fluídos no organismo;

Cl(cloro): junto com o Sódio e o Potássio mantém o controle osmótico (de água).

O pH do sangue humano tem que estar em seu limite ideal de 7,4 para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com