TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica Atp.

Exames: Bioquimica Atp.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 2

As células necessitam de energia para realizar seus processos de crescimento e manutenção vital. Nós podemos sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguimos ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Na linguagem popular, respiração é o ato de inalar o ar através das narinas e expirar o gás carbônico através da boca. Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigénio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente. Por fim, do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia para serem utilizadas nos processos vitais.

Todos os seres vivos gastam energia para manterem organizadas suas diversas atividades celulares. Energia é a capacidade de gerar mudança, realizar trabalho e reorganizar uma porção de matéria.

A luz solar é a fonte externa mais importante de energia para os seres vivos. Já a respiração celular, através da oxidação de compostos orgânicos, é o principal processo na geração desta energia dentro das células.

O fenômeno da respiração celular, consiste na extração de energia química armazenada nas moléculas de glicose, com a participação do oxigênio. É um processo contínuo, que acontece em todas as células dos seres aeróbios, tanto de dia como de noite. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor da energia necessária para o desempenho de suas funções vitais e inicia-se, então, o processo de morte celular, de desorganização da matéria viva, e consequentemente da morte do indivíduo. Por ser a glicose o principal metabólito utilizado pelas células, é comum representar a respiração pela equação: C6H12O6 + 6O2 ---> 6CO2 + 6H2O + Energia.

A respiração celular na maioria dos seres vivos é realizada dentro de uma organela com forma de chinelo: a mitocôndria. As mitocôndrias são consideradas verdadeiras “Usinas” de energia. O número de mitocôndrias variam (de algumas, até centenas) dependendo se a célula realiza menos ou mais intensamente o processo de respiração celular. Por exemplo, células nervosas e do coração, que tem atividade ininterrupta tem um número elevado de mitocôndrias.

A aquisição de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2), ou seja, as trocas gasosas efetuadas pelos humanos caracterizam o que se conhece por respiração. O local do corpo do animal onde ocorrem as trocas gasosas com o meio é chamado de superfície respiratória. Nos humanos é representada pelos órgãos respiratórios, como pele, traquéias, brânquias e pulmões.

Os seres que utilizam o oxigênio para a respiração são aeróbios e os que não utilizam o oxigênio são anaeróbios ( como algumas cepas bacterianas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com