TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica

Artigo: Bioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

A bioquímica estuda as estruturas moleculares, os mecanismos e os processos químicos responsáveis pela vida.

Em bioquímica, a estrutura, a organização e as atividades potenciais dessas moléculas são examinadas na tentativa de elucidar que aspectos promovem as indispensáveis contribuições à manutenção da vida.

A quase totalidade das reações químicas que ocorre nos seres vivos é catalisada por enzimas – proteínas com funções catalíticas. As reações celulares, conhecidas coletivamente como metabolismo, resultam de atividades altamente coordenadas. Os tipos mais comuns de reações encontradas nos processos bioquímicos são: (1) substituição nucleófila, (2) eliminação, (3) adição, (4) isomerização e (5) oxidação e redução.

Os seres vivos são formados por uma grande variedade de moléculas, tais como: carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos nucléicos e compostos relacionados. Além dessas, outras substâncias. estão presentes em pequenas quantidades: vitaminas, sais minerais,hormônios, etc.

A água compõe a maior parte da massa corporal do ser humano. É o solvente biológico ideal. A capacidade solvente inclui íons (ex.:Na+, K+ e Cl ), açúcares e muitos aminoácidos. Sua incapacidade para dissolver algumas substâncias como lipídeos e alguns aminoácidos, permite a formação de estruturas supramoleculares (ex.:membranas) e numerosos processos bioquímicos (ex.: dobramento protéico). Nela estão dissolvidas ou suspensas as moléculas e partículas necessárias para o bom funcionamento celular. Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de excreção, dependem da água para o transporte no interior das células e entre as células.

Estrutura da água A água é uma molécula dipolar formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio. Cada átomo de hidrogênio possui uma carga elétrica parcial positiva ( +) e o átomo de oxigênio, carga elétrica parcial negativa (- ).

As ligações não-covalentes são relativamente fracas e facilmente rompidas. Exercem papel fundamental na determinação das propriedades físicas e químicas da água e de biomoléculas. Interações iônicas ocorrem entre átomos e grupos carregados. O grande número de pontes de hidrogênio exerce considerável efeito nas moléculas envolvidas.

4. Os pontos de ebulição e fusão da água são excepcionalmente elevados quando comparados com compostos de estrutura e peso molecular semelhante. As pontes de hidrogênio são responsáveis por esse comportamento anômalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com