TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biotecnologia

Resenha: Biotecnologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 2

A biotecnologia é a utilização de processos biológicos para produzir bens, produtos químicos, alimentos, combustíveis e medicamentos, e serviços. Os serviços que pode oferecer a biotecnologia incluem o tratamento de resíduos ou o controle da contaminação.

Células vivas ou produtos sintéticos proveniente destas células, como por exemplo, as enzimas, são utilizadas da biotecnologia. As células podem proceder de plantas ou animais, ou podem ser micro-organismos como as leveduras o as bactérias.

A biotecnologia engloba as diferentes técnicas de utilização dos seres vivos em processos de produção. O uso dela é realmente muito antigo e vem sendo usada nos processos para fabricação de vinho, queijo, cerveja; estes alimentos, assim como o pão, utilizam as propriedades de micro-organismos para sua elaboração.

Com a utilização de técnicas de genética molecular, a biotecnologia permitiu a obtenção de proteínas tão úteis na medicina como a insulina humana, o hormônio somatotrópico, mais conhecido como hormônio do crescimento, utilizado para tratar certa forma de ananismo nas crianças. Também se conseguiu com a biotecnologia a síntese bacteriana da enzima celulase, produzida na natureza por alguns tipos de fungo, e com a capacidade de catalisar a reação que transforma celulosa em glicose, uma molécula alimentícia de grande importância. Outra grande conquista da biotecnologia é a produção de vacinas usadas para combater doenças de origem viral. Desta maneira, podem-se obter vacinas a partir de capas de proteínas sintéticas que são mais seguras porque não contem o material genético viral.

As ciências da vida e a biotecnologia são amplamente consideradas como as tecnologias de ponta que mais prometem nas próximas décadas. A biotecnologia e as ciências da vida são, como a tecnologia da informação, as tecnologias instrumentais, que podem aplicar-se para alcançar uma ampla gama de objetivos direcionados a obter benefícios dos últimos anos, a explosão de conhecimentos sobre os sistemas biológicos nas ciências da vida gerará uma corrente contínua de novas aplicações. A biotecnologia pode ser uma solução de futuro para o problema da alimentação humana, por que graças à ela a produção anual dos alimentos pode aumentar consideravelmente para satisfazer as necessidades de uma população cada vez maior e serão necessários produtos alimentícios econômicos e de melhor qualidade.

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).

Benefícios

• Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.

• Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às

e foi inserido no produto, devem ser informados. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com