TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bloqueio Do Nervo Alveolar

Exames: Bloqueio Do Nervo Alveolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  11.889 Palavras (48 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 48

Bloqueio do nervo alveolar superior posterior:

Quando usado para anestesia pulpar, o bloqueio do nervo ASP é eficaz para o terceiro, o segundo e o primeiro molares maxilares. A exceção da raiz mesiovestibular do primeiro molar já que não é inervado pelo nervo ASP. O risco de possível complicação deve ser considerado sempre que for usado o bloqueio do nervo ASP. A penetração da agulha muito distalmente pode produzir um hematoma antiestético temporário. Técnicas de anestesia do ASP: Recomenda-se o uso de agulha de calibre 25 Área de introdução: altura da prega mucobucal acima do segundo molar maxilar; Área alvo: nervo ASP – posterior superior e medial à borda posterior do maxilar; Pontos de reparo: Prega mucobucal Tuberosidade maxilar Processo zigomático do maxilar Orientação do bisel: voltado para o osso durante a injeção; Procedimento:Assumir a posição correta; Preparar os tecidos na altura da prega mucobucal para perfuração; Orientar o bisel da agulha voltado para o osso; Abrir parcialmente a boca do paciente, puxando a mandíbula pra o lado da injeção. Retrair a bochecha do paciente com seu dedo; Tensionar os tecidos no local da injeção. Introduzir a agulha na altura da prega mucobucal sobre o segundo molar; Avançá- la lentamente em um só movimento para cima( superiormente em um ângulo de 45° para o plano de oclusão), para dentro(medialmente em direção à linha média em um ângulo de 45° com o plano de oclusão) e para trás(posteriormente em um ângulo de 45° com o eixo longitudinal do segundo molar) . Avançar lentamente a agulha através dos tecidos moles até a profundidade desejada. Retirar a agulha lentamente; Aguardar 3 a 5 minutos para iniciar o procedimento.

Bloqueio do nervo alveolar superior médio:

Quando o bloqueio do nervo infra-orbitário não produz anestesia pulpar distal ao canino maxilar, está indicado o bloqueio do nervo ASM para procedimentos em pré-molares e para raiz mesiovestibular do primeiro molar maxilar.

Técnicas para anestesia do ASM: Recomenda-se o uso de agulha curta ou longa de calibre 25; Área de introdução: altura da prega mucobucal acima do segundo pré-molar maxilar; Área alvo: osso maxilar acima do ápice do segundo pré-molar maxilar; Ponto de reparo: prega mucobucal acima do segundo pré-mlar maxilar; Orientação do bisel: voltado para o osso; Procedimento: Assumir a posição correta; Preparar os tecidos no local da injeção; Puxar o lábio superior do paciente par tensionar os tecidos; Introduzir a agulha na altura da prega mucobucal acima do segundo pré-molar com o bisel voltado para o osso; Perfurar a mucosa e lentamente avançar a agulha até que sua extremidade esteja localizada bem acima do ápice do segundo pré-molar; Aspirar; Lentamente injetar metade do tubete da solução; Retirar a seringa.

Bloqueio do nervo alveolar superior anterior

Ele produz profunda anestesia pulpar e dos tecidos moles da boca, desde o incisivo central maxilar até os pré-molares. Requer menor volume de solução anestésico. O principal medo do profissional é lesar o olho do paciente já que este nervo paralisa a asa do nariz, pálpebra inferior e lábio superior.

Técnica para anestesia do ASA:

Recomenda-se o uso de agulha de calibre 25; Área de introdução: altura da prega mucobucal diretamente sobre o primeiro pré-molar; Área alvo: forame infra-orbitário; Pontos de reparo: Prega mucobucal; Incisura infra- orbitária Forame infra- orbitário Orientação do bisel: voltado para o osso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com