TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botanica

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

1ª Avaliação a Distância – 2015/2

Disciplina: Botânica II

Data limite de entrega: 16/08/15

Nome: ____________________________________________________

Polo: _____________________________________________________

ATENÇÃO!!!! Esta avaliação deverá ser entregue EXCLUSIVAMENTE no seguinte endereço eletrônico: botanica2.cederj@gmail.com até 23/02/15, devidamente identificada com o seu nome e pólo. NÃO serão aceitas avaliações enviadas pelo Pólo ou Plataforma. ◊ Sua avaliação deve ser enviada em fonte “Times New Roman 12’.

Lembre-se que a consulta bibliográfica de livros e da internet é uma ferramenta para construção de sua resposta e não uma fonte de cópia. Mesmo a cópia “apenas” de trechos de uma fonte qualquer, até mesmo a apostila, é considerado plágio.  Caso seja detectado plágio na resposta ela será zerada. Caso mais de uma resposta seja copiada a AD inteira será zerada. Apoiamos totalmente a consulta a fontes confiáveis para a resolução da AD, porém você deve consultar as fontes e escrever sua própria resposta, com suas palavras, de acordo com o que entendeu.

  1. a) Suponha que você é um cientista que acabou de chegar a um planeta desconhecido. Resolveu explorar o local e lá observou a existência dos organismos abaixo (A – O). Crie um sistema de classificação hierarquizada (cladograma) para organizar tais seres. Proponha, ainda, um nome fictício para cada um dos seres, se baseando nas regras de nomenclatura de seres vivos utilizada em Biologia proposta por Lineu (não precisa colocar em latim!).

[pic 2]  [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

b) Pesquise sobre alguns dos principais sistemas de classificação em Botânica utilizados ao longo dos tempos (Sistemas artificiais, naturais e filogenéticos até o APGIII) e faça um texto organizando por ordem cronológica e interligando o que encontrou (máximo de 10 linhas fonte Times New Roman 12).

  1. Baseando-se no texto abaixo e nos conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplina de Botânica II, relacione as características morfológicas florais encontradas em espécie de orquídeas, gramíneas e cactáceas com o tipo de polinização frequente nesses grupos. (máximo de 10 linhas fonte Times New Roman 12). Escolha uma espécie de cada grupo e inclua a classificação completa da espécie (Ordem, Família, Gênero e Espécie).

Sobrevivência e sedução (por Regina Prado) – trecho retirado e adaptado do artigo na revista Superinteressante

 

“Assim como os demais seres vivos, as plantas também surgiram na água, na forma de rudimentares espécies unicelulares, como os fitoplânctons e as algas. Quando deixaram o berço aquático, porém, precisaram desenvolver inimagináveis artifícios para que suas raízes se alastrassem pelo meio terrestre e garantissem sua sobrevivência. Para absorver e administrar a água, importante para suprir as novas exigências da vida na terra, tecidos impermeabilizantes apareceram ao longo da evolução e células diferenciaram-se para servir como verdadeiros diques naturais, impedindo que a transpiração devolvesse a preciosa água ao ambiente. Mas os truques não poderiam parar por aí. Primeiro, porque a conquista de novos campos implicava mandar as sementes para longe da planta-mãe. Há 450 milhões de anos, surgiram na terra firme as Gimnospermas, com estratégias para reproduzirem-se e espalhar seus filhos aproveitando os recursos do meio ambiente. Com suas sementes descobertas — gimno, em grego, quer dizer nua, sperma, semente —, o vento e as águas faziam as vezes de cupido, carregando o pólen, célula sexual masculina, para encontrar-se com a oosfera, a célula feminina. Dependendo das condições do tempo, estes vegetais precisavam produzir uma enorme quantidade de pólen, para garantir que um número suficiente sobrevivesse aos perigos da viagem. Ainda assim, a possibilidade de que a pequena semente nascida do encontro germinasse longe da planta-mãe, espalhando as gerações, era limitada. O passo seguinte na evolução vegetal deu origem a um ramo que aprimorou a história da reprodução. As Angiospermas (do grego, angio, urna, sperma, semente), surgidas há quase 150 milhões de anos, estrearam uma novidade mais eficiente: a flor. A partir daí, elas, além do vento e água, puderam aproveitar o trabalho de animais prestativos, como abelhas , borboletas ou belos beija-flores, recrutados por meio de artimanhas sofisticadas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com