TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botanica - Anatomia Vegetal

Artigos Científicos: Botanica - Anatomia Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

ANATOMIA VEGETAL

Anatomia Vegetal trata das características celulares e dos tecidos das plantas e compreende a organização da estrutura interna podendo buscar relações com os demais ramos do conhecimento tanto filogenéticos, fisiológicos como ecológicos.

Nesta disciplina a ênfase será dada para o grupo das angiospermas. É importante que você confira as figuras do seu livro, para observar de forma mais clara a disposição dos tecidos vegetais nos órgãos das plantas (como as disposições dos feixes vasculares em monocotiledôneas e dicotiledôneas), além de ver também, os tipos de raízes, caules, folhas e frutos.

TÓPICO 1

CÉLULA VEGETAL E TECIDOS MERISTEMÁTICOS

1 - CÉLULA VEGETAL

Você já deve ter constatado que existem muitas semelhanças entre as células animais e vegetais, porém, nesta disciplina, serão enfatizadas as características das células vegetais que às distinguem de células animais, tais como:

A) Parede Celular

B) Plastídeos

C) Vacúolos

D) Substâncias Ergásticas

2- TECIDOS MERISTEMÁTICOS OU EMBRIONÁRIOS

O crescimento das plantas ocorre graças à existência de regiões especializadas que sempre estão produzindo novas células as quais são incorporadas ao corpo do vegetal, estas regiões são denominadas de MERISTEMAS. Ao contrário dos animais, as plantas continuam a crescer ao longo de toda a sua vida. Todo o seu crescimento é resultante da atividade dos meristemas que se localizam em regiões específicas no corpo do vegetal.

TÓPICO 2

TECIDOS DE REVESTIMENTO E TECIDOS DE PREENCHIMENTO E SUSTENTAÇÃO

As plantas apresentam dois tipos de crescimento, baseados no tipo de tecido responsável pela multiplicação celular: Ao longo do estudo da Anatomia Vegetal será necessário compreender e diferenciar o crescimento primário e o crescimento secundário das plantas.

Vejamos então a seguir, os tipos básicos de tecidos vegetais:

TECIDOS DE REVESTIMENTO:

• EPIDERME – as células formam uma camada contínua que reveste a superfície das estruturas primárias das plantas.

• PERIDERME - conjunto de tecidos de revestimento (proteção e cicatrização) de origem secundária. Compreende: Felema (Súber), Felogênio e Feloderme.

PARÊNQUIMA, COLÊNQUIMA E ESCLERÊNQUIMA

PARÊNQUIMA

Tecido constituído de células vivas, é considerado potencialmente meristemático, pois conserva a capacidade de divisão celular, inclusive após suas células estarem completamente diferenciadas. Podem distinguir-se três tipos básicos de parênquima:

• Parênquima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com