TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre botânica

Exam: Respostas a perguntas sobre botânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Exam  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

9. Quais fatores contribuíram para que as plantas vasculares obtivessem o sucesso de ocupação no

Planeta. A ocupação progressiva do ambiente terrestre e o aumento da sua independência da água para reprodução.

10. O que é uma semente e em quais grupos de plantas ela ocorre? Qual sua importância? As sementes são estruturas que proporcionam nutrientes ao embrião do esporófito de que também ajudam a proteger dos vigores da vida na terra, assim proporcionando os meios de resistência a condições ambientais desfavoráveis. Grupo com sementes (Cycadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyyta, Gnetophyta, Anthophyta)

11. Explique a formação do tubo polínico e qual a sua importância? É um crescimento celular do grão de pólen em direção ao ovulo, que possibilita a fecundação nas plantas espematófitas. O tubo polínico é um crescimento celular do grão de pólen em direção ao ovulo, que possibilita a fecundação nas plantas espermatófitos. O grão de pólen possui duas ou mais células em seu interior, uma delas responsável pela fecundação do ovulo. Os grãos de pólen são revestidos por uma cobertura resistente, a única maneira de o núcleo espermático atingir o óvulo é através do tubo polínico. Ao entrar em contato com a superfície do ovulo, as células do pólen saem de um estagio de dormência e começam e começam a crescer pelos poros do grão de pólen em direção ao ovulo. As células germinativas do pólen secretam enzimas que rompe os tecidos e possibilitam o crescimento do tubo polínico, que carrega consigo o núcleo espermático. A importância do tubo polínico é que permite a passagem dos grãos de pólen, ate chegarem ao ovário.

12. Diferencie as divisões de gimnospermas quanto a aspectos morfológicos e reprodutivos. O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos: - Cycadophyta - Ginkgophyta - Conipherophyta (ou Pinophyta) - Gnetophyta.

Cycadophyta -

Produzem sementes "nuas", ou seja, não encerradas num ovário. São plantas com folhas coriáceas que se assemelham às das palmeiras - as de maiores dimensões - ou aos fetos. Têm um caule lenhoso, denominado paquicaule, que pode ser aéreo ou subterrâneo, com um crescimento muito lento. As cicadófitas são plantas dióicas, ou seja, as estruturas reprodutivas masculinas e femininas nascem em plantas separadas.

Ginkgophyta-

As plantas de ginkgo são dióicas e os óvulos ficam nas extremidades dos ramos, aos pares. O envoltório da semente é utilizado como iguaria.

O tubo polínico é formado por e cresce no nucelo sem causar danos, e liberam os gametas masculinos multiflagelados que vão nadando até a oosfera e a fecundam.

Coniferophyta (ou Pinophyta)-

Árvores, mas também arbustos escandentes, presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são a principal componente da flora alpina. São os vegetais capazes de viver mais tempo. A reprodução na maior parte das coníferas são monóicas, mas algumas são subdióicas ou mesmo dióicas. No entanto, em geral os órgãos masculinos e femininos encontram-se em estruturas separadas, chamadas estróbilos (também chamados cones ou pinhas, no caso dos pinheiros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com