TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração e caracterização de amido de diferentes fontes botânicas

Projeto de pesquisa: Extração e caracterização de amido de diferentes fontes botânicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O amido e formado por duas frações: amilose, uma cadeia linear formada por D-glucopiranoses unidas em α-1,4 e amilopectina, cadeia ramificada formada por cadeias curtas de D-glucopiranose ligadas em α-1,4 e unidas entre si por ligações em α-1,6. A amilose pode ser obtida na forma cristalina e è a responsável pela cor azul intensa formada quando gotas de uma solução de iodo são adicionadas a uma solução de amido.

Na medida em que o amido, e hidrolisado as cadeias vão se tornando mais curtas, e a cor azul, em presença de iodo passa a púrpura, e finalmente não haverá mais formação da cor azul. O produto final da hidrolise será apenas D-glucose.

2. OBJETIVO

Extração e caracterização de amido de diferentes fontes botânicas.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. AMIDO: ESTRUTURA MOLECULAR

O amido é um polímero encontrado nos vegetais, desempenhando a função de reserva. Localiza-se no interior de pequenos grânulos, cujo tamanho e aparência variam conforme as plantas em que se encontram. (ORDÓÑEZ,2005)

Amido é um homopolissacarideo neutro formado por duas frações: amilose e amilopectina. A primeira é composta de unidades de glucose com ligações glicosídicas em α-1,4 formando assim unidades de maltose e, a segunda por unidades de glucose unidas em α-1,4 com cadeias de glucose ligadas em α-1,6 de modo que, alem de unidades de maltose temos em menor proporção isomaltose nos pontos de ramificação. (BOBBIO, 1992)

Comparando-se as moléculas de amilose e amilopectina totalmente hidratadas, e com o mesmo peso molecular, verifica-se que, ao se moverem, as duas moléculas cobrem área cuja superfície é muitas vezes maior para a amilose. Com isso a viscosidade da solução da amilose é muito maior do que a da amilopectina. A aproximação de duas ou mais moléculas de amilose é suficientemente livre para permitir a formação de agregados onde as pontes de H entre as moléculas são numerosas, formando regiões micelares onde há estruturas cristalinas. Na amilopectina a aproximação só poderá ser parcial e pelas extremidades das cadeias e só ai poderá haver formação de zonas cristalinas. (BOBBIO, 1992)

O amido é considerado a substancia de reserva energética das plantas. A estrutura molecular do amido lhe promove algumas características singulares. Apresenta-se naturalmente como grânulos relativamente densos, insolúveis em água, mas podendo se dispersar neste meio formando suspensões. (ANDRADE, 2010)

3.2. AMILOSE

A amilose é composta por longas cadeias de resíduos de α-D-glicopiranosil unidos por suas posições (1-4) como na maltose. Há muita incerteza no que diz respeito ao comprimento das cadeias. Acredita-se que elas possuam muitas centenas de unidades de glucose visto que o peso molecular médio situa-se ao redor de 2x106. Torna-se claro que as cadeias de amilose realmente contem uma quantidade muito pequeno de ramificações do tipo que caracterizam a amilopectina. (COULTATE, 2004)

A amilose encontrada de forma cristalizada, e as moléculas estão ligadas por pontes de hidrogênio. Em solução, as moleculas de amilose apresentam-se sob a forma de hélice, em que cada volta é formada por seis unidades de glucose; elas são capazes de incluir outras moleculas, como ácidos graxos, iodo e hidrocarbonetos, formando os chamados compostos de inclusão. (ORDÓÑEZ,2005)

3.3. AMILOPECTINA

Amilopectina constitui a fração altamente ramificada do amido. É formada por varias cadeias constituídas de 20 a 25 unidades de α D-glucopiranose unidas em 1,4; essas cadeias , por sua vez, estão unidas entre si por ligações α-1,6, constituindo essas ligações de 4 a 5% do total das ligações glicosídicas. (BOBBIO, 1989)

3.4. GELATINIZAÇÃO DO AMIDO

O amido é praticamente insolúvel em água fria, podendo absorver ate 30% do seu peso com pequeno aumento do volume dos grãos. Quando aquecido, aumenta enormemente a quantidade de água absorvida. Com isso, o volume dos grânulos aumenta, passando a ocupar todo o espaço possível. Durante esse processo, parte da amilose de menos peso molecular poderá ter passado a solução. Chega-se então a um sistema em que toda água estará ligada as cadeias de amilose e amilopectina, ou presa nos espaços entre os grãos, formando uma solução com amilose. A viscosidade do sistema aumenta até ao máximo e a transparência também. (BOBBIO, 1992)

A viscosidade da solução aumenta consideravelmente, já que, com o inchamento, os granulo aderem uns aos outros; a solução pode inclusive adquirir uns aspectos de uma pasta. Se o tratamento térmico é prolongado, os grânulos exercem forte pressão uns contra os outros e podem ate romper-se quando se agita a solução, com a diminuição da viscosidade. Com isso, desaparece a birrefringência, e tem-se o chamado ponto ou temperatura de gelatinizarão. (ORDÓÑEZ,2005)

Para cada amido, temos um intervalo de temperatura de gelificação característico, correspondente ao ponto de máxima viscosidade do sol.(BOBBIO, 1992)

3.5. RETROGRADAÇÃO E SINERESE

O gel é caracterizado pela interação de um polímero com a água. A força de interação esta intimamente relacionada à estrutura química do polímero. No caso do amido o gel é formado com a ação do calor que permite uma reorganização estrutural da molécula do amido promovendo interações desta com a água de forma irreversível. (ANDRADE, 2010)

Quando soluções de amido são resfriadas a temperatura ambiente, ou mesmo temperatura mais baixas, haverá formação de géis ou de precipitados microcristalinos, dependendo da concentração das soluções e da velocidade do resfriamento. Soluções concentradas e resfriadas rapidamente tendem a formar géis, enquanto soluções mais diluídas, deixadas em repouso, tendem a precipitar. Esses precipitados cristalinos são formados devido a tendência para formação de ligações intermoleculares da fração linear, o que não acontece com a amilopectina, na qual essa associação é dificultadas pelas ramificações. Esse fenômeno conhecido como retrogradação do amido, é acelerado pelo congelamento de suas soluções aquosas. As ramificações da amilopectina como observado anteriormente impedem ou dificultam a aproximação dessas cadeias, o que faz com que a amilipectina permaneça em solução. No processo da retrogradação há sempre libertação de moléculas de água anteriormente ligadas as cadeias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com