TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Busca

Seminário: Busca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

No mundo todo existe hoje um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos, com tantas informações, sendo possível conhecer da diversidade cultural as novas descobertas da ciência o que torna a aprendizagem muito mais significativa com esses recursos. Estas facilidades de acesso, vêm obrigando os educadores a filtrarem o que esta disponível e ser capaz de utilizar deste em seu cotidiano pedagógico.Com todas estas informações faz-se necessário que este educador um aprimoramento continuo buscando estar sempre atualizado a esses conhecimentos tecnológicos estando não os frentes mas próximos a ele para saber utilizá-lo de forma efetiva na educação.

“A Escola não deve converter-se em uma

Incubadora de pequenos monstros, mas

aprende-los a entendê-los.”

(Gramsci)

Alguns discursos de estudiosos e responsáveis da educação são inquietantes. Estes discursos têm vários prismas, um dos quais é precisamente o uso de expressões como novos paradigmas. Num mundo em que se tem acesso a tantas e variadas informações através da internete de forma a ser possível até mesmo conhecer aspectos de outras culturas, mantendo contato com esta infinita diversidade, influenciando e sendo influênciado pelos novos meios tecnológicos. Para tornar a aprendizagem mais significativa, verifica-se diariamente, infinitas possibilidades e acesso rápido à outras culturas e outras práticas educativas, através dela, tornando a aprendizagem intensa e significativa.

Esta facilidade de acesso impõe responsabilidades de selecionar o que é significativo da realidade imediata de acordo com os pressupostos orientadores das práticas educativas.

Busca-se uma educação baseada na interlocução dos sujeitos para a interação com os saberes que circulam no ambiente escolar, expressando a realidade individual e coletiva, na tentativa de romper com o senso comum e com o ensino desarticulado, construindo o saber pedágogico significativo usando como ferramenta pedagógica a tecnologia para que o aluno possa ter acesso ao mundo globalizado.

A construção deste saber poderá acontecer através da troca de experiências vividas, com a intenção de fornecer novos significados à educação visando dar unidade aos saberes fragmentados, abordando desde assuntos de seu cotidiano, de seus sentimentos e de suas emoções até os campos científicos.

“O modelo de aplicação técnica da ciência não tem hoje a credibilidade que tinha...O fato desse modelo continuar hoje subjacente ao sistema educativo só é compreensível por inércia ou por má-fé, ou por ambas...”

(BOAVENTURA de S. Aput ARROYO, 2001)

Busca-se uma educação diferente, presencial ou à distancia, centrada em idéias vividas, que brotam da vida cotidiana dos educandos e dos educadores, alicerçada em novos saberes visando alargar-se para esferas mais amplas do mundo globalizado onde os tempos se adensam e as distâncias a cada dia se encurtam.

Tentar superar este saber fragmentado, fruto de vida e de trabalho marcada pela opressão e pelo isolamento requer pensar e agir numa dimensão complexa. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de uma prática reflexiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com