TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CITOLOGIA PAREDE CELULAR

Por:   •  6/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 8

CITOLOGIA        

PAREDE CELULAR: É um envoltório externo, dotado de grande resistência, o que lhe confere a capacidade de proteger e sustentar as células em que ocorre, presente em todos os vegetais, algumas bactérias, fungos e protozoários.
Nos vegetais, essa parede rígida é formada principalmente pelo polissacarídeo
celulose.
Nos fungos, a principal substância presente na parede é a
quitina.
Nas bactérias, a parede é constituída de
peptidioglicanos.

MEMBRANA PLASMÁTICA: É uma película muito fina, elástica e lipoproteica (gordura + proteína) que envolve o conteúdo da célula, cuja função é regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, selecionando o que entra e sai de acordo com as sua necessidades (permeabilidade seletiva).

ESPECIALIZAÇÕES
             MICROVILOSIDADES:
Encontradas em células do intestino e rins, no geral em células que possuem função de absorção. Servem para aumentar a superfície de contato com o meio externo, intensificando a absorção da célula.
             
CÍLIOS: Cílios são encontrados em células das vias respiratórias, e tem função de expulsar as impurezas.
             
FLAGELOS: Flagelos tem função de transporte, o flagelo mais importante é o do espermatozoide.
             
JUNÇÃO OCLUSIVA: Impede a entrada de microrganismos entre as células.
             
DESMOSSOMOS: Tem função de adesão, une uma célula à outra.
             
JUNÇÃO COMUNICANTE: Serve para permitir troca de substâncias entre uma célula e outra, principalmente de aminoácidos e água.

TRANSPORTE PASSIVO: Acontece a favor do gradiente de concentração, a substância desloca-se do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, sem gasto de energia.
             1.DIFUSÃO SIMPLES:
 É o transporte passivo de um soluto pela da membrana plasmática, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, a fim de estabelecer uma isotonia (mesma concentração).
             2.DIFUSÃO FACILITADA:
É o transporte passivo de um soluto pela membrana plasmática, do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, através de uma proteína transportadora chamada permease. Diferencia-se das demais difusões pela velocidade que é difundida.
             3.OSMOSE:
É o transporte passivo de um solvente pela membrana plasmática, do meio menos concentrado EM UM SOLUTO para o meio mais concentrado. Obs: Túrgida (saturada de água).

TRANSPORTE ATIVO:
Acontece contra o gradiente de concentração, a substância desloca-se do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, com gasto de energia.
             BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO:
É um transporte ativo de um soluto pela membrana plasmática. A concentração de sódio (Na+) é maior no meio extracelular, enquanto a de potássio (K+) é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras que capturam os íons de sódio no citoplasma e bombardeiam para fora da célula e os íons de potássio no meio extracelular e bombardeiam para dentro. A bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana, o que é fundamental para as células musculares e nervosas. A energia necessária a esta mudança é proveniente da quebra da moleca de ATP (Adenosina trifosfato) em ADP (Adenosina difosfato) e fosfato. Além disso, é importante para a síntese de proteína e algumas etapas da respiração.




ENDOCITOSE:
É um processo ativo em que a célula absorve partículas grandes do meio externo para dentro da célula, podendo ocorrer por dois processos básicos, a fagocitose e a pinocitose.
FAGOCITOSE: É a ingestão de partículas solidas.
PINOCITOSE: É a ingestão de partículas solidas dissolvidas em água.

EXOCITOSE: É um processo ativo em que a célula transporta um material intracelular para o meio externo. Frequente nas células com função secretora (secreção), como as do pâncreas que secretam insulina e glucagon.
Por exocitose também são
eliminados resíduos do material digerido dentro da célula (excreção), esse tipo de exocitose é denominado de clasmocitose.

CITOPLASMA: É o espaço intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo celular, composto por um liquido viscoso que é denominado citosol ou hialoplasma, citoesqueleto e organelas citoplasmáticas. Nele acontece a maioria das reações químicas, responsável também pela sustentação interna, pelos movimentos celulares, pela a síntese, o armazenamento e o transporte de macromoléculas, e é no citoplasma que acontece a produção de energia para as células.

CITOSOL OU HIALOPLASMA: É um fluido viscoso, constituído por proteína, sais minerais e açucares que estão dissolvidos em água. É nele que ocorre as reações químicas da célula, e estão mergulhados as organelas citoplasmáticas. O citosol mais próximo da membrana plasmática é mais viscoso e chamado de ectoplasma enquanto a mais próxima do núcleo celular é chamada de endoplasma.

CITOESQUELETO:
É uma estrutura formada por um conjunto de filamentos e finíssimos túbulos de proteínas presente no citosol das células, responsáveis pela sustentação e forma, permitindo o movimento e o transporte de substâncias. Os três tipos de filamentos proteicos são: os microtúbulos, os microfilamentos e os filamentos intermediários.
MICROTÚBULOS: São formados pela proteína tubulina, e tem função de suporte estrutural da célula, formação dos fusos meiótico e mitótico nas divisões celulares e formação de centríolos, cílios e flagelos. 
MICROFILAMENTOS: São formados pela proteína actina
, com função de suporte para algumas estruturas, como as microvilosidades. Atua fazendo a ciclose (deslocamento de estruturas dentro do citoplasma), a movimentação de células pseudópodes e no movimento de constrição do processo de separação das células na divisão celular. E juntamente com a proteína miosina, forma os principais componentes crontáteis das células musculares.
FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS: São formados por grande variedade de proteínas fibrosas, dentre as quais destaca-se a queratina presente em filamentos intermediares de células epiteliais e seus derivados, como cabelo e unhas. Tem a função de conferir resistência mecânica as células e participam de junções entre células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com