TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia Celular

Casos: Citologia Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

R: A célula é definida como a menor parte da composição biológica que é constituída nos seres vivos, com ela existe várias funções definidas em sua unidade estrutural. A célula além disso, é composto por um "material" que é necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução, e é dividido em dois tipos básicos celulares, que são as “células procariontes e as células eucariontes”, que são caracterizadas na seguinte formas:

As células procariontes, são células dos seres bacterianos, e não possuem núcleo e carioteca em seu interior. Seu DNA constitui num formato anelar e fica disperso pela membrana, e também não possuem complexo de golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares.

As células eucariontes são mais complexas. Essas células possuem membrana nuclear e vários tipos de organelas. Os animais e as plantas, em sua maioria, são constituídos por essas células. As células eucariontes são constituídas por Complexo de Golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso, capazes de transportar substancias em seu interior celular através das organelas.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

R.: Os Componentes químicos biomolecular que compõem em uma célula eucarionte animal são: Água, Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Ácidos nucleicos, cada um desse componentes químicos é constituído por uma função importante dentro da célula:

A Água, possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os organismos vivos, e todo organismo vivo é composto por água, que mantem todas as funções importantes nos processos metabólicos.

Os Carboidratos, são fundamentais para celular, pois dão energia às células e ao organismo. São compostas por de três biótipos: os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.

Os Lipídios, são insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.

As Proteínas, estão sempre atuando em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam as enzimas.

Os Ácidos nucleicos, são macromoléculas são constituídas por uma longa cadeia de nucleotídeos, sua função é de grande importância no processo biológica, uma vez que estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas. As duas formas de ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos são o DNA e o RNA.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

R.: A membrana plasmática é composta por uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos, e seus tipos de transportes de membrana plasmática são Transporte Passivo e o Transporte ativo, que caracterizado nas seguintes formas:

O Transporte Passivo, quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.

O Transporte ativo, quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina trifosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

R.: A mitocôndria possui a matriz, de DNA, Membrana Interna, Espaço inter-membrana, Membrana externa e ribossomos. As mitocôndrias possuem DNA próprio, e ela não depende de ninguém para ser criada, ou seja ela mesma gera outras mitocôndrias, sua principal função é respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

R.: Os tecidos epiteliais, são compostas por células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular, Os tecidos epiteliais, também chamados epitélios, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares, cada tem uma tem uma função importante caracterizado na seguinte formas:

Os epitélios de revestimento, sua função é como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo, e está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas da pele, e internas por exemplo, no estômago.

Os epitélios glandulares, tem a função produzir substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas em outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. Essas secreções podem ser: mucosas, serosas, e também mistas.

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

R.: O Tecido conjuntivo, é o tecido que faz a estruturação e o suporte, e está presente nos tendões e ligamentos, aponeuroses, cápsulas envolvendo órgãos, membranas orgânicas e constituindo o estroma. Pode ser do tipo frouxo ou denso, caracterizado na seguinte forma:

O Tecido conjuntivo frouxo, suporta estruturas que estão sujeitas a pequenos atritos e pressão, sendo encontrado preenchendo espaços entre células, suportando células epiteliais e em torno dos vasos sanguíneos e nas membranas serosas, É bem distribuído pelo organismo, e está presente em locais onde há pouca pressão mecânica, por exemplo, na pele e nas mucosas

O Tecido conjuntivo denso, tem a mesma composição que o frouxo, porém possui menor quantidade de células e abundantes fibras colágenas, oferecendo assim resistência e proteção ao tecido. Ele é também menos flexível e mais resistente à tensão. Dependendo da disposição de suas fibras, pode ser: tecido conjuntivo denso não modelado, tecido conjuntivo denso modelado.

7) Quais são os tipos de cartilagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com