TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parede Celular Do Vegetais

Casos: Parede Celular Do Vegetais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 5

PAREDE CELULAR DOS VEGETAIS

A parede celular é um envoltório extracelular encontrada em todos os vegetais e em alguns outros organismos. A parede celular é fundamental para a estrutura e morfologia da planta, pois a mesma necessita da parede celular para seu crescimento. Essa estrutura celular tem como características determinar o tamanho e a forma da célula, ou seja,o tamanho e a forma são fixos na maturidade, é semirrígida, totalmente permeável, possui estrutura de revestimento com grande resistência a tensão.

Essa estrutura confere proteção as células, sua constituição varia com o determinado tipo celular, e apresenta diversas funções destacando-se função estrutural, de permeabilidade e limitação de crescimento e expansão celular.

1.COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ESTRURA DA CELULA VEGETAL

A parede celular é constituída por: lamela mediana, parede primária, parede secundária e plasmodesmos. A parede celular primária é depositada durante o crescimento da célula vegetal, enquanto que a secundária , deposita-se quando a célula para de crescer.A lamela mediana é composta por pectina, enquanto que a parede primária, é composta por uma certa porcentagem de celulose, hemicelulose, pectinas e proteínas. Na parede celular secundária, a composição é feita por celulose, hemicelulose e lignina. Os plasmodesmos tem como função permitir a troca de substâncias entre células adjacentes, em forma de pontes citoplasmáticas (falhas) ao longo da superfície da parede. A estrura é caracterizada por ser microfibrilar e uma matriz.

1.1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA PAREDE CELULAR

CELULOSE: a celulose é o principal componente da parede celular, sendo constituída por moléculas longas e rígidas de polissacarídeos estruturais, monômeros de glicose. Formam as microfibrilas, importantes componentes estruturais. As pectinas,hemiceluloses e glicoproteínas, estão imersas na matriz. A celulose é mais encontrada na parede celular secundária.

PECTINAS E HEMICELULOSES: são moléculas não celulósicas. As pectinas são monômeros derivados da glicose que tem função de unir as paredes da células. Sendo polissacarídeos muito hidrófilos, se relacionam com a plástica e a flexibilidade.

HEMICELULOSES: as primeiras camadas da parede celular são compostas por xiloglucanos e xilanos. O xiloglucano tem um importante papel estrutural na estabilização da parede primária.

GLICOPROTEÍNAS: São componentes da matriz, sendo proteínas estruturais tem como função tornar a parede celular menos extensível, enrijecendo-a.

LIGNINA: Substância fenólica. Sua composição monomérica e a quantidade de compostos, variam muito. São depositadas na parede celular e tem como importância, resistência à compressão e rigidez. São encontradas outras funções para a lignina, como por exemplo,transporte de água, impermeabilizar a parede celular, etc.

1.2 ESTRUTURA DA PAREDE CELULAR

LAMELA MEDIANA: formada por fibras de celulose, é a região de união das paredes primárias.

PAREDE CELULAR PRIMÁRIA: camada externa depositada durante o crescimento da célula, sendo formada pelas primeiras camadas da parede celular. Possuem campos de pontoações primários, não tendo um espessamento uniforme e as células estão em divisão ativa.

PAREDE CELULAR SECUNDÁRIA: a parede celular secundária, está depositada internamente à parede primária, sendo o depósito de células adicionais. Sua função é de aumentar a resitência, formada por três camadas chamadas de S1,S2 e S3. Nesta camada da parede celular é onde são formadas as pontoações.

PLASMODESMOS: os plasmodesmos como dito anteriormente são filamentos citoplasmáticos e tem como função permitir a troca de substâncias entre as células, ou seja, eles atravessam a parede celular interligando os protoplastos das células fornecendo assim uma via para o transporte dessas substâncias. São eles responsáveis por espalhar as doenças nos tecidos das plantas.

2. FUNÇÃO BIOLÓGICA

As principais funções da parede celular é conferir proteção e resistência à célula vegetal.

3. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA PAREDE CELULAR DOS VEGETAIS

A importância econômica da parede celular pode estar relacionada com a produção de fibras, carvão, polissacarídeos (plásticos, adesivos, filmes, géis,etc.)

Em algumas espécies (rodófitas), retira-se carrogeninas e os ágares de suas paredes celulares, que são utilizados como meios de cultura, espessantes, geleificantes e bases para a produção de cosméticos, além disso há no oriente o seu comércio como alimento. Algas coralináceas exercem importante papel na cimentação, responsável pela sobrevivência dos recifes de corais (berçário de peixes).

Abaixo, mencionaremos a produção do papel, cujo a matéria prima (celulose) é diretamente relacionada a Parede celular. Material esse, retirado do site http://www.celuloseriograndense.com.br que mostrara o passo a passo da produção.

Produção do Papel evidenciando a importância da Parede Celular.

A celulose é um polissacarídeo (similar ao açúcar) que é o principal componente da parede celular das fibras das plantas. Junto com a lignina, as resinas e os minerais (compostos inorgânicos), a celulose é um dos compostos que constituem a madeira - cerca de 50%. Suas moléculas, agrupadas pela lignina, formam feixes de fibras que constituem as células vegetais que compõem as fibras presentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com