TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLOROPLASTOS ALGAS VERDES E CIANOBACTÉRIAS

Por:   •  14/3/2016  •  Seminário  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

        O Cloroplasto é uma organela presente nas células vegetais, algas verdes e cianobactérias, ou seja, organismos fotossintetizantes. Nele, é realizada a reação característica desses organismos: a fotossíntese. Logo, todas as partes verdes de um vegetal possuem cloroplastos, especialmente as folhas, principal local onde ocorre a fotossíntese. (LEON, 2011)                                                                         Quanto a presença do Cloroplasto dentro da célula, este deriva-se dos plastos ou plastídeos. Estas organelas possuem seu próprio genoma e, dentro da folha, surgem a partir de estruturas citoplasmáticas chamadas de proplastos, capazes de se dividir, adquirindo funções especificas. Podem formar os leucoplastos, responsáveis pela estocagem de compostos, cloroplastos, que proporcionam a fotossíntese e cromoplastos, responsáveis pela pigmentação.                                                                         O Cloroplasto tem como principal função a produção de alimento (açúcar) para a célula que o contém. Para a realização da fotossíntese necessitam de luz, oxidam água, liberam O2, formam energia orgânica e sintetizam pigmentos. (UFPEL, 2009)                        Diante de tais características, considera-se que essa organela, a maior de todas presentes em uma célula vegetal, é de papel fundamental para  a mesma. Contudo, características próprias dos cloroplastos fizeram muitos pesquisadores irem a fundo, no que diz respeito a sua origem. Por exemplo, por que essas organelas possuem DNA próprio? A partir de estudos moleculares e aprofundamentos científicos mais minuciosos realizados nos últimos         cem anos, foi possível construir prováveis teorias que explicam a origem de um cloroplasto.                                                         

  1. COMO SURGIRAM OS CLOROPLATOS?

        Existem, hoje, duas teorias mais conhecidas na ciência que propõe uma explicação para o surgimento dos cloroplastos. São elas a teoria Autógena e a teoria da Endossimbiose ou Endossimbiótica.                 

1.2 TEORIA AUTÓGENA                                                                

                A teoria autógena, sustenta que as células animais e vegetais originaram  suas organelas membranosas (cloroplastos e mitocôndrias), através de invaginações de sua própria membrana plasmática. Essa hipótese não é tão bem vista no meio cientifico e poucos relatos sobre a mesma, uma vez que não possui fundamentos concretos e realmente prováveis que a constatem como verídica.

1.3 TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA         

Já a teoria Endossimbiótica, proposta por Lynn Margulis da Universidade de Massachusetts em 1981, propõe que organelas membranosas (mitocôndrias e cloroplastos) são supostamente derivadas de bactérias primitivas que foram englobadas por células eucarióticas, estabelecendo, assim, uma relação de endossimbiose, (interação biológica mutuamente benéfica), na qual a célula oferta proteção e nutrientes e o microrganismo favorece maior rendimento e aproveitamento energético através do processo de respiração celular. (LEON, 2011)                                                 

Embora proposta por Margulis em 1981, Mereschkowsky, importante biólogo russo, escreveu a primeira exposição clara da hipótese de que plastídios são derivados de uma endossimbiose com cianobactérias. Inicialmente recebida com ceticismo e desprezo, a hipótese de Mereschkowsky ganhou, em 1905, o apoio de estudos microscópicos e bioquímicos de elétrons que mostraram que plastídios continha DNA, RNA e ribossomos, fornecendo uma base estrutural e bioquímica para afirmar que a sua proposta estava correta. (RAVEN et al, 2003).

De acordo com a Dra Profa. Silvia Mattos Nascimento (UENF), a teoria da endossimbiose é suportada por fatos concretos, dos quais destacam-se os seguintes: (1) Presença de DNA nos cloroplastos, sendo este semelhante aos de procariontes pela ausência de proteínas básicas (histonas);  (2) Existem procariotos de vida livre com forte semelhança estrutural, bioquímica e genética aos cloroplastos de algas da divisão Glaucophyta; (3) Cloroplasto constituído por uma membrana dupla, pelo menos. A mais interna supostamente de origem procariótica, e a mais externa de origem vacuolar (eucariótica); (4) Presença de clorofila a como principal pigmento fotossintetizante, tanto nos cloroplastos, quanto nos procariontes; (5) A incapacidade de síntese dessas organelas em células em que foram removidas.

CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto, pode-se perceber o quão importante é a presença de um cloroplasto em uma célula vegetal. Dotados da função imprescindível de fornecer o alimento para que o organismo fotossintetizante se mantenha vivo, os cloroplastos são fundamentais. Logo, conhecer a sua origem e como essa organela tão importante começou a fazer parte da vida das plantas e algas é uma grande curiosidade dos pesquisadores que enxergam no conhecimento, a resposta para muitos enigmas propostos pela natureza.

Estudos moleculares atuais tornam clara a proximidade genômica entre cianobactérias e plastídeos, reafirmando que o cloroplasto realmente originou-se a partir da endossimbiose da célula com cianobactérias.  Essa relação entre ambos, já praticamente provada através do avanço da genética e da filogenia, nos revela como organismos distintos podem associar-se e beneficiar-se mutuamente em prol da continuidade da vida.                                                                          

Sendo assim, diante das duas teorias tratadas (endossimbiótica e autógena), a teoria endossímbiótica é a mais aceita, pois há evidências de que os cloroplastos são organelas supostamente derivadas de bactérias primitivas que foram englobadas por células eucarióticas, havendo uma interação benéfica, onde a célula dava proteção e nutrientes e os micro-organismos favorecendo maior rendimento e aproveitamento energético através do processo de respiração celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (175.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com