TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COM RESPOSTAS DE ALUNO! GABARITO NÃO OFICIAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 12

AD2 – 2014.1  COM RESPOSTAS DE ALUNO! GABARITO NÃO OFICIAL

Introdução à Zoologia- Nota do aluno: 9,5

  1. Discuta brevemente qual a ideia de Haeckel sobre o papel da embriogenia na evolução dos metazoários e no que as ideias dele diferem das ideias atuais sobre evolução. (1,0 ponto)

Ernst Heinrich Haeckel  foi quem construiu as primeiras e complexas árvores filogenéticas de animais  já utilizando termos como protozoários e metazoários, a hipótese Coloniais, de sua autoria há evidências a favor  da mesma pela razão de diversos grupos  de protistas existentes, tem formar agrupamento.  Ele criou a Lei da Biogenética para explicar a filogenia animal a partir do desenvolvimento embrionário, sua lei foi quebrada  por cientistas. Todavia, suas idéias sobre filogenia e embriogenia  por exemplo  são usadas quando analisamos  animais diferentes, na mesma fases larvais, daí  são  consideradas homologia.  Segundo  a Lei Biogenética,  conforme  pensamento de Haechel, o desenvolvimento  animal, passaria  por estágios  adultos de seus ancestrais. Embora  admirador de Darwin, ele adotou alguns princípios  pré-Darwinianos, que haveriam sucessões de formas, “cada vez mais superiores”, que  embriões  de formas elevadas  que seriam o recaptulação de formas anteriores.     A Blastea , um nome que deu  hipotético ao organismo ancestral  por parecer   uma blástula. Ele  descreveu  as  fases do desenvolvimento embrionário ( ovo fecundado, divisão que é a clivagem,  depois mórula,   blástula, blastocele,  depois a fase de gastrulação, invaginação. Nestas fases ele fala do embrião, gástrula, camadas de células, blastocele, arquênteron ( ou tubo digsetivo primitivo). Enfim, que o blastóporo  que dá origem a boca ou ânus do adulto. Haeckel  acreditava que   estágios  embrionários dos animais atuais  seriam reflexos da filogenia do grupo.  Mas, esta visão de evolução  de uma forma linear  é bem diferente  das hipóteses aceitas atualmente. Para completar o fim da teoria, surge a genética e da Síntese Moderna. Com esta descoberta por cientistas na qual os genes  é que controlam  a velocidade e direcionam o desenvolvimento do embrião. Para Haeckel os humanos estariam acima de todos os animais, no topo mas isto mudou, sabe-se que todos os seres vivos tem particularidades e suas características filogenéticas.

  1. Como você explicaria o fato de no Pólo Norte existirem mamíferos de grande tamanho, como o urso polar, mas não existirem mamíferos pequenos, como ratos? (1,0 ponto)

Resposta: Este fato de no  Pólo Norte  existirem mamíferos de grande tamanho, como urso polar, devido ao metabolismo nesses animais. Quando o animal é grande, isso leva a diminuição da relação superfície- volume corporal. Concluindo maior o animal, menor a superfície relativa. Eles possuem maior massa corporal, e consomem oxigênio proporcionalmente ao tamanho corporal. O tamanho corporal  é um aspecto relevante, outros fatores contribuem para a sobrevivência deles num lugar tão frio, o tecido adiposo que funciona como isolante térmico, também a pelagem ajuda a manter  corpo aquecido. Então os ratos, animais ativos,  como tem um metabolismo muito rápido e não resistiriam a um jejum prolongado, além do  sistema cardiorrespiratório deles  funcionar de forma rápida. Há uma matéria no Link abaixo sobre o  menor mamífero do mundo, onde o biólogo ressalta que um  animal, musaranho suprimento de ar não parar nem  na hora que ele se alimenta, que o coração do mesmo  bate 1200 vezes  por minuto, isso significa que estaria batendo  doze vezes mais rápido que no coração humano.

3)O termo “Esqueleto Mole” parece um contrassenso. Como um esqueleto pode ser chamado de mole e como é o seu funcionamento? (1,0 ponto)

O esqueleto  mole,   por exemplo das minhocas, do Filo Annelida,  é chamado de esqueleto hidrostático, pelo fato das cavidades do celoma,  serem  preechidas  por um fluído ( líquido imcompressível )  celomático que dá  suporte, possui seu corpo divididos em anéis que possue três folhetos germinativos.  As minhocas, possuem um tubo muscular que membranas providas de fibras musculares longitudinais e oblíquas. Os músculos  circulares se movimentam  ao longo do segmento e os longitudinais encurtam. Elas também possuem cerdas que servem de apoio durante seus movimentos. Quando se movimentam o líquido leva a alterações em suas formas, esta é Rastejamento  modalidade encontrada no meio aquático quanto aéreo,  movimento em ondas, pelo antagonismo de  músculos distintos  sobre uma cavidade líquida. Também o de escavação: nota-se a deformação do animal , afila-se conseguindo entrar no sedimento, com dilatação do corpo ele se adere. ( ex: poliquetas, moluscos e outros. A sustentação e locomoção nos esqueletos moles também tem outro tipo:  esqueleto eretos na água - as anêmonas do mar, moluscos  por  possuírem  esqueletos hidráulicos. Propulsão a jato:típico  da lula,  utiliza-se se da cavidade hidráulica, esta  conectada as águas  por um sifão, quando a lula efetua contração muscular de seu corpo,  a água é expelida para cima, segundo apostila de Intr. Zoologia , CEDERJ módulo  3 pg. 57 devido a “princípio ação reação”.

  1. Comente as características morfológicas apresentadas pelos animais capazes de aumentar sua capacidade de flutuabilidade. (1,0 ponto)

Entre as características morfológicas apresentadas:

 Redução do conteúdo de elementos pesados – alguns animais  artrópodes e moluscos, possuem conchas e carapaças que são pesadas, por terem em sua composição carbonato de cácio.  ( ex: mariscos, caramujos ) mas alguns animais que  possuem conchas reduzidas e internas conseguem  conseguem   nadar na coluna de água ( ex: Lebres-Do-Mar, que são gástropodes ).  A porcentagem de água do corpo -  a ocorrência da diluição de elementos através da água,  em alguns animais  como  actenóforos , medusas. Estes apresentam porcentagem grande de água em seus corpos chegando   evitando que afundem.    Outros animais substituem Magnésio  e Sulfato ( SO -24 ) por outros íons como Na+ e  Cloro. ( Cl - )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com