TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prezado Aluno, Com Base Nos Dois Artigos Lidos, Onde As Causas Das Crises De 1929 E 2008 Foram Debatidas, Qual Das Características Abaixo Mais Bem Explica As Duas Crises? Justifique A Sua Resposta. Três Características são Importantes Para Que Um Merc

Trabalho Escolar: Prezado Aluno, Com Base Nos Dois Artigos Lidos, Onde As Causas Das Crises De 1929 E 2008 Foram Debatidas, Qual Das Características Abaixo Mais Bem Explica As Duas Crises? Justifique A Sua Resposta. Três Características são Importantes Para Que Um Merc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  6.079 Visualizações

Página 1 de 2

O mercado deve ser livre e sem muitas interferências. A imposição de um preço, ou um piso dos preços, um teto, etc., interferem no bom funcionamento dos mercados em geral. A interferência governamental no sentido de cobrar impostos exagerados também

afeta o funcionamento otimizado dos mercados.

Resposta.

Ambas se assemelham e apresentaram quedas nas bolsas, aumento na taxa de desemprego e prejuízo para os investidores, porém é importante ressaltar que tanto na crise de 1929, quanto na crise de 2008, houve um grande crescimento da economia, ao qual podemos chamar de “Bolha”.

Podemos dizer que o “carro chefe” para o início da crise foi os Estados Unidos, tendo as duas crises apresentado um excesso de oferta, a de 1929, por excesso de estoque de produtos e queda drástica nas vendas e a de 2008 por excesso de crédito no mercado, aumentando de forma significativa o consumo e o endividamento familiar.

Então concluímos que na década 1920, os Estados Unidos se valiam da produção e venda de seus produtos para os países destruídos pela 1ª Guerra Mundial, porém eles não contavam da sua recuperação e reconstrução, diminuindo assim as compras, o que causou um acúmulo de produção, pois o ritmo de produção para vendas não foi diminuído. Ou seja, as empresas tinham muitos produtos para venda e poucos compradores, iniciando-se o desemprego e queda nos valores de ações.

Para a crise de 2008, houve a “Bolha Imobiliária”, no qual os principais bancos de investimento começaram a incentivar a compra de imóveis. Mesmo mau pagadores e inadimplentes (subprime), podiam comprar com taxas de juros mais alta. Até este momento, todos estavam ganhando com essa política (financeiras, bancos e consumidores).

Com o aumento dos juros pelo FED, este cenário mudou drasticamente, diminuindo a compra, fazendo com os preços dos imóveis caíssem e como a economia desacelerou, o custo de vida e o desemprego aumentaram, fazendo crescer a inadimplência.

Ou seja, as pessoas financiavam os imóveis, independente de renda, acreditando ter um lucro na sua valorização e em conseqüência houve o aumento da inflação e para controle, foi revisto as taxas de juros aplicadas, fazendo com que a grande maioria não conseguisse honrar suas dívidas. Devido a isso, bancos e seguradoras, detentoras destas dividas, começara decretar falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com