TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONDUTA DIANTE DO TRAUMA DENTOALVEOLAR

Dissertações: CONDUTA DIANTE DO TRAUMA DENTOALVEOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  7.007 Palavras (29 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 29

CONDUTA DIANTE DO TRAUMA DENTOALVEOLAR

 Definição

Os traumatismo alveolo-dentários são, por definição as lesões ou danos produzidos nos tecidos ou órgãos que formam o complexo dentoalveolar, decorrentes de agentes causais de ação direta ou indireta.

Agentes causais ação diretatrauma diretamente no elemento dental. Paciente caiu e bateu o dente no chão, ou houve agressão física e foi diretamente no dente. É quando ação e direto no dente

Ação indireta queda da própria altura e teve trauma de mento e por contra golpe o dente inferior traumatizou o superior e ai teve fratura e algum tipo de dano (luxação, subluxação)

Os traumatismos dentários são situações de urgência odontológica que impõem ao profissional um atendimento rápido, porém minucioso. Apesar da presteza no primeiro atendimento, na maioria das vezes é necessário o acompanhamento do paciente por um longo período. As injúrias dentais podem estar associadas a fraturas ósseas, injúrias aos tecidos moles e de sustentação, lesões da face e outras partes do corpo.

Os traumas dentários, principalmente aqueles que envolvem os dentes anteriores, influenciam a função e a estética do indivíduo, afetando seu comportamento. O trauma dentário é uma ocorrência que além da dentística e endodontia pode envolver outras especialidades odontológicas tais como cirurgia, periodontia, prótese e ortodontia. Desta forma pode-se concluir que o tratamento é complexo e o prognóstico muitas vezes duvidoso.

Um traumatismo dental deve ser sempre considerado uma urgência e tratado de forma imediata para aliviar a dor, facilitar a redução dos dentes deslocados e melhorar o prognóstico. O padrão de traumatismo observado depende principalmente de fatores tais como: energia do impacto, direção e a localização do impacto e a resiliência das estruturas periodontais

As fraturas que acometem o bloco dento-alveolar apresentam alta incidência, podendo aparecer isoladas ou concomitantes com outras fraturas da face, como as fraturas da mandíbula e maxila, sendo que os elementos dentários podem também estar lesados. Estas fraturas podem ocorrer na dentição decídua, mista ou permanente. A complexidade do tratamento depende do tipo de fratura e do grau de desenvolvimento do dente (internet).

 Traumatismo dentoalveolar:

 É a preferencia de terminologia, é a mais adequada. Mesmo que o trauma seja mínimo, uma concussão, sempre vai haver envolvimento com ligamento periodontal e estruturas anexas de suporte.

 Traumatismo dental

 Nível de conhecimento

Os dentistas tem um nível elevado de desinformação em relação ao manejo. Paciente fica pouco perdido para nossa realidade. Pois este sofre um trauma Alvéolo dentário e vai p/ hospital de emergência e lá não se encontra fotopolimerizador, resina, que é o ideal. E o correto seria uma equipe multidisciplinar (endodontia, dentistica...), e os locais de emergência não seria o local correto para o tratamento desses pacientes. Às vezes precisa-se de uma colagem do fragmento dental, endodontia.

A pesquisa foi feita com 108 dentistas e aplicado questionários, e os dados que preocupam é que dos cirurgiões dentistas pesquisados, apenas 36.6% tinham o conhecimento em relação a levar o dente em caso de avulsão (para o dente ser reimplantado de alguma maneira). E que essa informação melhorava de acordo com a formação mais recente do profissional.

 108 dentistas

 Questionários

36.6% avulsao trazendo o dente

16,1% avulsao sem trazer o dente

75,3% fratura de esmalte e dentina

73,1% machucou a boca, mas não feriu

 < 10 anos de formado

 Etiologia

Pesquisa de revisão de literatura, onde diversos centros foram reunidos informações com relações a pesquisa de indivíduos de outros diversos centros. Chegou o resultado que dependendo do pais e local vai mudar a causa do traumatismo alvéolo dentário. Mas observa-se um grande consenso em relação a queda da própria altura. As etiologias podem ser diversas ( acidentes de tráfegos – automobilistico e motociclismo; desportivos, agressão física).

Em relação ao Sudão e síria, a etiologia esta mais relacionada a violência. Mas observa-se que a grande a maioria esta relacionada a queda da própria altura. E a idade sempre a media vai ser dos 5, 6 ate os 18 anos.

 Epidemiologia

 Resultados:

1/3 pre escolar- dentição primária

¼ escolar- dentição permanente

1/3 adultos

 ICS ILS (são os mais acometidos, sendo os centrais em primeiro lugar por motivos óbvios (são posicionados anteriormente, são os elementos mais projetados quando se tem um trauma frontal são os primeiros a ser traumatizados).

 2 Masculino que 1 feminino proporção maior em homens que mulheres.

Lesões traumáticas aos dentes são comuns nas crianças em idade escolar. Iniciam-se nos primeiros anos de vida e vão aumentando à medida que estas começam a dar seus primeiros passos. Na criança, o número de avulsões que ocorrem devido a traumatismos é mais freqüente que nos adultos devido à fragilidade do tecido ósseo que envolve principalmente os dentes decíduos.

Nos jovens, as causas principais são acidentes automobilísticos, jogos e esportes em geral, além de agressões. Nesses casos, o tratamento endodôntico encontra alguma dificuldade, em virtude da grande abertura do forame apical. Nos adultos os traumatismos ocorrem mais comumente devido ao envolvimento em acidentes de trânsito ou por violência interpessoal (internet).

 Classificação Ellis 1970

 Existe em media 53 classificações para traumatismo dental, porque cada profissional, prof de cada faculdade quer inventar a classificação de colocar um nome para publicar. Existem diversidades de classificações. As que mais são adotadas: ELLIS, OMS, ANDREASEN.

 Ellis vai evoluindo em relação a envolvimento de esmalte e dentina/ esmalte, dentina e polpa.

Classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com